Carros inovadores

terça-feira, junho 16, 2009 Jony Lan 0 Comments

A obsolecência planejada não é a única estratégia da indústria automobilística. Para os mais ousados, chamar a atenção dos seus clientes e dos potenciais clientes também pode ser uma estratégia importante para fidelizar os clientes.

Para superar a concorrência a forma de exposição pode resulta em um efeito fantástico. Este carro chinês foi exposto sem a lataria em feira de tecnologia em Pequim, 10/06/2009, para mostrar os diversos computadores do veículo, que possui GPS e sistema áudio visual.

Um carro que mais parece uma casca de amendoim. É o que a Universidade de Kyoto está apresentando pelas ruas do Japão. Nada mais é do que um protótipo de carro elétrico com uma carroceria de bambu. Já imaginou se uma empresa tivesse patrocinando? A visibilidade que ela teria, além de aliar a sua marca à uma política ecologicamente sustentável seria uma sacada para os profissionais de marketing. Fica o recado.

Tá bom, você quer algo mais moderno, então a MDI que é focada no desenvolvimento de carros movidos a ar comprimido. Exatamente, ar comprimido! Acho que você já deve ter ouvido falar por aí. A empresa é francesa e o Air Car tem que ser ligado a uma tomada, permitindo um compressor a bordo pressurizar o tanque de ar do carro dando potência ao veículo. E o que sai no cano de descarga? Ar, claro. O carro chega a atingir 56km/h. Uma start-up francesa já tem planos para lançar o carro na América em meados de 2011, o objetivo é lançar custando aproximadamente £ 12.500 – R$ 39 600. A MDI já criou um ar carro chamado AirPod. A Air France e KLM começarão a testá-lo a partir deste mês, para utilização em torno dos aeroportos.

Quer algo mais pé no chão? Algo mais próximo do seu departamento de desenvolvimento de produtos? Que tal customizar os produtos de forma segmentada? Pensando nos clientes e criando possibilidades de aproximar melhor a marca ao seus clientes? Difícil? Não para a Honda e a Volvo. Ambas resolveram atender a pedidos (duvido e acho difícil que tenha sido feito alguma pesquisa de mercado para desenvolver esses acessórios) e a uma tendência fácil de percebemos. Gosta de cachorros e adora andar com eles nos carros? Veja as soluções que a Honda e a Volvo desenvolveram para seus clientes aproveitarem seus espaços exclusivos.

Quer algo mais rápido, que não mexa com desenvolvimento de produtos e acha que mexer com o departamento de engenharia não é a sua praia? Faça como a Fiat, faça Cross Marketing (é quando duas ou mais marcas trabalham em parceria para atrair clientes) algo como co-marketing, parcerias de marketing ou trade marketing. É uma estratégia que pratico muito e que é recomendado quando produtos e serviços de duas ou mais empresas podem ser complementares e que juntos tem mais força para causar um maior desejo e um maior impacto no consumidor. Focado no público jovem, antenado e conectado, a montadora lançou na Europa o Fiat Bravo MSN Edition, em parceria com o serviço MSN da Microsoft. A nova edição que tem um conjunto de novidades tecnológicas, como o sistema Blue&Me (EcoDrive) e o Instant Nav (sistema inovador de rádio navegação). A campanha ainda vai contar com competição entre internautas. Cross Marketing, faça uso e ganhe visibilidade em um esforço conjunto! Quer conversar à respeito? Mande um comentário.

Fontes: G1, Época negócios, Dailymail, Motorcities, Carscoop, MSN.

Conteúdo relacionado