Estratégia de canais: eBay off-line, uma loja física sobre tendências

terça-feira, agosto 04, 2009 Jony Lan 0 Comments

Assim como a Dell, que resolveu vender em outras lojas físicas que não no seu canal de vendas direto, a eBay também resolveu fazer o caminho off-line. Mas para não ser uma loja comum qualquer, a loja resolveu criar uma loja conceito, com tendências e em formato de exposição de arte sobre os produtos que você encontrará on-line. Não adianta, isso só demonstra que a busca de novos canais de venda físicos é uma forma de aproveitar a sinergia que o "toque" ainda não tem como ser simulado na internet.

A Polishop já fez esse caminho e abriu diversas lojas em Shoppings Centers, mas ainda não encontrou a fórmula do negócio off-line. A Americanas resolveu colocar alguns totens da Americanas.com em suas lojas, mas eu nunca presenciei ninguém comprando nesses totens. A Submarino sempre está presente em algumas exposições, principalmente nas feiras de livros, muito mais como branding do que como canal de vendas. Aparentemente o único indicador de que isso está dá certo é simplesmente "brand", a exposição da marca.

O desafio para lojas on-lines criarem canais off-lines parece um abismo, pior do que quando as lojas físicas começaram a entrar na internet a mais de 10 anos atrás. Mas a estratégia está certa, mais canais, mais vendas, só precisam adequar o modelo de negócios.

Abs,

Jony Lan
mktmais.com
Fonte: Psfk

Conteúdo relacionado