Playboy 100% online - revista americana disponibiliza acervo completo

segunda-feira, agosto 03, 2009 Jony Lan 0 Comments

Existe um limiar entre o que é mídia impresa e o que é mídia digital. Muitos jornais estão sofrendo com isso, tiveram que re-inventar o modelo de negócios, muitos já perderam a circulação do número de exemplares e a queda é cada vez mais vertiginosa. Nem adianta dizer que tem que ter foco, é uma questão de adaptação ao novo contexto, puxado pela convergência e pela internet. O mesmo acontece com revistas. Sempre relutantes em disponibilizar 100% do conteúdo de forma livre.

A revista Playboy americana é um exemplo e disponibiliza 53 anos de seu conteúdo na Internet. Mas nem tudo é de graça. Para os que visualizarão, sim, grátis. Mas para que o formato do negócio se concretiza-se, a companhia fechou um acordo com a Bondi Digital Publishing, empresa que foi contratada para digitalizar, na íntegra, todo o acervo, inclusive os artigos e anúncios encontrados nas revistas de papel.

As edições de 1954 a 2007 podem ser conferidas no endereço www.playboyarchive.com. Porém, para poder ver o trabalho, que levou cinco anos para ficar pronto, é preciso baixar o Silverlight, uma plataforma da Microsoft que concorre com o Adobe Flash e permite exibir e distribuir conteúdo multimídia em navegadores. Outra questão é que todas as páginas com as propagandas também foram digitalizadas, ou seja, quem anunciou ganhou mais um canal para exposição da sua marca.

E aí, deu para notar quem é que vai pagar a conta? O interessante é que dá para ver os anunciantes desde 1954, como esse de 1963, em que o foco da comunicação é o cigarro com filtro. Interessante não?

Conteúdo relacionado