Tendências em e-commerce e lojas de varejo

quinta-feira, agosto 13, 2009 Jony Lan 1 Comments

Não sei se já ouviu falar em teorias no Marketing, mas não existe teoria no Marketing. Polêmico? Quem lhe falou que existem teorias no Marketing provavelmente cometeu algum equívoco, pois teorias são como um sistema, você sabe que a ebulição da água pura ocorre à 100ºC em um determinado local e contexto. Vai fazer o mesmo com uma teoria do Marketing. É algo muito complexo, vivo e dinâmico, o que significa que estamos em constante adaptação. Isto posto, posso continuar.

Lembra daquelas palestras, aulas, leituras ou alguém que conhece internet lhe dizer que espaço não é problema e que deve-se colocar tudo quanto é produto na sua loja de e-commerce? E que bastava uma foto e todas as descrições para criar uma experiência de compra, com menu intuitivo e tal? Bom, existe uma nova tendência. Sites de e-commerce descobriram um novo formato de venda: vendem poucos itens ou um só item.

É o caso da Woot. O lema da Woot é vender um tipo de produto por dia mais barato.
A Zazz também faz o mesmo. O slogan dela é: Um dia, uma coisa, uma chance.

Esses são exemplos de lojas online, que não existem fisicamente. Mas então lhes apresento a Colette, uma loja francesa em que traz um conceito inovador. Ela é como se fosse a "curadora" dos clientes que a frequentam e sempre trazem apenas poucas opções, mas as opções mais na moda atualmente. Uma forma de simplificar a procura por produtos quando o cliente está na dúvida, ele sabe que se comprar lá, estará levando um produto realmente novo e up to date. A ideia é ser clean na compra. Em vez de se matar em gerenciamento de categorias, simplifica o modelo de negócios com boas e poucas opções.

Já a Ikea, um das maiores empresas que vendem produtos para casa no mundo, criou um site interativo. O Ikea Space Maker. Seu principal diferencial: Você monta o quarto com os produtos da empresa e pode comprá-los, imprimir a lista de compras, ver como vai ficar, mandar para o seu e-mail ou então simplesmente ver o preço total para montar um quarto. Uma loja que tem o conceito parecido com o da Ikea é no Brasil é a Tok&Stok, cópias são meras coincidências, não? Se o site aparecer no Brasil, não vou achar surpresa nenhuma. Mas é uma excelente inovação. Seguindo os passos da Domino's americana em que se cria o pedido online (recheando a pizza na tela do micro), a Ikea inova na experiência de compra do cliente. É a tendência de tornar o mais próximo possível o conceito de customização ao cliente, pelo menos na forma de comprar.


Entendem porque o marketing é dinâmico? Se pegássemos uma receita de bolo de internet em 1995 e aplicássemos hoje, seria muito básico. As estratégias para a internet estão se tornando mais complexas e se modificam com o passar do tempo. Quem consegue enxergar isso, sempre estará à frente do mercado.

Conteúdo relacionado