Visa payWave, a nova tecnologia que tem tudo para decolar?

quarta-feira, agosto 26, 2009 Jony Lan 0 Comments

O que você ja viu em outros países parece que agora vai. A Visa, o Banco do Brasil, o Bradesco e Companhia Brasileira de Meios de Pagamento (VisaNet Brasil) anunciam o lançamento do programa Visa payWave, que permite a utilização de celulares com tecnologia NFC (Near Field Communication) para a realização de pagamentos.

"A tecnologia proporcionará rapidez e conveniência tanto para o varejista quanto para o consumidor", afirmou Eduardo Chedid, vice-presidente de Soluções em Negócios da VisaNet Brasil, durante o Visa Innovation Day, realizado em São Paulo.

Inovação
"A Visa reforça sua liderança e capacidade de inovação ao lançar, no Brasil, a primeira plataforma baseada em NFC da América do Sul", afirma Percival Jatobá, diretor-executivo de produtos da Visa do Brasil.

O NFC é uma tecnologia que permite a comunicação de dispositivos próximos, ou seja, para o pagamento via celular, basta o toque do aparelho ao terminal contactless para efetuar a transação.

Testes
Disponível, por enquanto, apenas para testes com alguns correntistas, a ferramenta deve atender a todos os clientes do Banco do Brasil e Bradesco, que poderão utilizar celulares Nokia com a tecnologia nos 70 pontos de venda credenciados em São Paulo (Av. Paulista e Av. Faria Lima), Osasco e Brasília. O celular exercerá a função do cartão de crédito e, para maior segurança do usuário, existe um valor limite de R$ 100 por transação.

Com tanta versatilidade, me preocupa a segurança, clonar os celulares com essa tecnologia pode ser um desafio futuro. E em um quarto estágio, quando houver muita gente utilizando essa tecnologia, não duvide que a anuidade do seu cartão será maior e que haverá seguro contra roubo de celular com tecnologia NFC. É tudo uma questão de aderência do "produto". É aguardar para ver.

Fonte: Visa

Conteúdo relacionado