33% dos europeus não gostou de comprar pela internet

quarta-feira, setembro 09, 2009 Jony Lan 0 Comments

Sinal amarelo no mundo da internet. Um em cada três usuários europeus de Internet não se mostrou satisfeito com as possibilidades de compra oferecidas através da Web, o que faz com que os gastos do consumidor na Internet não sejam elevados, segundo um estudo da empresa Art Technolgy Group (ATG). A pesquisa avalia que a insatisfação com o serviço online é a causa dos baixos gastos no setor e demonstra que um maior cuidado com o consumidor elevaria o faturamento. Ou seja, as empresas que vendem pela internet stão mostrando o quão falho é o atendimento ao cliente já no mundo real. Uma constatação que sempre fiz desde que a Internet se tornou multimídia e ampliou as possibilidade de interatividade.

A falta de serviço ao cliente é a maior preocupação para 64% dos europeus na hora de comprar pela Internet. As dificuldades de pagamento e as senhas são outros problemas destacados pelos mais de 6.500 internautas entrevistados, segundo mostra o estudo. O setor de lazer e entretenimento é o que tem o melhor serviço para 43% dos usuários entrevistados, enquanto o setor de casa e decoração é o que menos se adapta às exigências dos consumidores. A possibilidade de comparação de produtos, a rapidez e eficiência e a disponibilidade de opiniões de outros usuários são os principais benefícios do comércio eletrônico apontados pelos internautas europeus.

Quem trabalha com e-commerce sério, sabe que a área de atendimento é um dos pilares para que o negócio prospere. O tempo de resposta na internet tem que ser real e se as empresas não entenderem isso, vão tem um monte de clientes olhando para a tela procurando uma resposta. Com reclamações à um click, denúncias à um formulário e insatisfações em um link, ter análise de navegação de clientes não adianta nada se quem vende não "conversa" com o cliente.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: G1

Conteúdo relacionado