Estratégia de Marketing: Pepsi foca em mães afro-americanas

quinta-feira, setembro 24, 2009 Jony Lan 0 Comments

MKTmais.com-Pepsi we inspireSua empresa já aprendeu a se relacionar com os seus consumidores? Não!?!?!?!?!???? Então veja o que a Pepsi está fazendo nos EUA. Tá bom, você vai me dizer porque exemplos de marketing de relacionamento são muitas das vezes encontrados mais nos EUA do que no Brasil. Vai ver lá falta relacionamento, o brasileiro não é considerado amistoso? Será que é por isso que não temos tão bons exemplos? Bom, com certeza temos, mas vamos à Pepsi.

mktmais.com - marketing afro americanasFocando nas mães afro-norteamericanas (sim, afro-norteamericanas), a Pepsi criou uma comunidade digital onde essas consumidores serão convidadas a partilhar pensamentos pessoais e inspiradores. Legal, não? Aproveitando a necessidade de expressão da população mundial, uma tendência, e de um nicho de pessoas, a Pepsi resolveu criar a campanha "We Inspire", ou "Nós Inspiramos". Conceito muito MKTmais que servirá de marco para a divulgação de marketing da Pepsi para 2010. Com diversas estratégias de divulgação, o objetivo é construir um zumbido para o site Pepsiweinspire.com via Facebook , anúncios impressos, anúncios na TV.

Planejamento de Marketing
Em fevereiro/2010, a Pepsi vai começar a promoção do site através dos seus parceiros de varejo. A marca irá distribuir revistas baseado em seis temas, bem como cupons. A Pepsi também está estudando utilizar anúncios de rádio no próximo ano, disse Lauren Scott, gerente de marketing sênior multicultural para a marca.

Scott disse que o impulso é um desdobramento natural da mensagem da Pepsi de otimismo global caracterizado em sua mensagem "Refresque Tudo". "O que queríamos era capturar a força, a alegria e a sabedoria do mercado afro-americano. Principalmente nestes tempos difíceis, este grupo pode olhar em volta todos os dias e encontrar otimismo", disse ela.

MKTmais.com - Pepsi, estratégias de marketingFazer Brand, específicos para mulheres, em redes sociais e blogs segmentados estão se tornando bastante comum em anunciantes que querem abordar as chamadas "blogueiras mãe." General Mills, Johnson & Johnson e Procter & Gamble estão indo atrás de blogueiras com a utilização de redes sociais (facebook, twitter, myspace, orkut, e o que mais vier e der na telha para reforçar as estratégias de marketing que estimulem o relacionamento e a fidelização de clientes).

Inovação em target
A Pepsi é um dos primeiros que centrou-se expressamente em mães afro-norteamericanas. "Há espaço para esse tipo de rede de inspiração", disse Lynne Johnson da Advertising Research Foundation. "Não há redes sociais que visem mães afro-norteamericanas, pelo menos desde que eu tenha visto". E nem no Brasil.

Em um país que estabelece cotas, políticas sociais, está na hora das empresas começarem a incluir uma lista de targets que elas não estão abordando. Serve de tendência e inspiração para as que ainda querem fazer "diferente" na internet e no marketing.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: BrandWeek, Pepsi

Conteúdo relacionado