História das marcas: Puma e Adidas, uma briga do século passado em 'Peace one Day'

sábado, setembro 19, 2009 Jony Lan 0 Comments

O branding por traz das marcas. Branding ou melhor, marca, é sempre marcado por um fato, a história que elas carregam. Não há marca que não tenha história que não possa contar como começou ou que não consiga contar suas fases ao longo dos anos. Uma marca que conta uma boa história, cheia de atributos, significados, pode-se dizer que é uma marca. E é assim que as gigantes de artigos esportivos alemãs Adidas e Puma devem encerrar, no próximo dia 21/09/09, uma disputa familiar de mais de 60 anos. Marcados pelas marcas, separadas por um rio.

Elas foram fundadas separadamente pelos irmãos Adi e Rudolf Dassler, que haviam começado a trabalhar juntos nos anos 20, fabricando calçados esportivos na lavanderia de sua casa, mas que acabaram brigando durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1948, cada um fundou sua respectiva fábrica, uma de cada lado de um rio na cidade de Herzogenaurach, na Baviera, dividindo também os moradores locais, fiéis a um ou a outro empregador. Na segunda-feira, funcionários de ambas as empresas vão trocar apertos de mão e jogar uma partida de futebol.

Dia da paz
Em um comunicado divulgado conjuntamente, a Adidas e a Puma dizem que estão fazendo as pazes em apoio à organização Peace One Day ("Paz um dia", em tradução livre), que celebra o dia mundial sem violência em 21 de setembro.

Nenhuma das duas empresas é hoje administrada por familiares dos Dassler, mas recentemente o neto de Rudolf, Frank, chegou a trabalhar para ambas.

Desde 2007, a Puma tem como acionista majoritário o grupo francês de artigos de luxo PPR, que também é dono da Gucci.

Já a Adidas é administrada por vários proprietários - nenhum dos acionistas individuais tem mais de 5% das ações.

Fonte: BBC Brasil

Conteúdo relacionado