Projeto imobiliário - A nova tipologia de condomínios: The Interlace

sexta-feira, setembro 25, 2009 Jony Lan 0 Comments

Às vezes a inspiração vem de longe. Que tal do outro lado do mundo? Projetado pelo escritório de arquitetura OMA, apresento-lhe The Interlace feito para Singapura. Sem sombra de dúvida um projeto que tira da mesmice qualquer projeto de construção civil que temos visto por aí. Enquanto o tradicional pensa em pequenas indulgências, um estica daqui, estica dali para ganhar espaço, a tipologia do projeto da OMA quebra com o paradigma de que tudo tem que ser reto. E brinca de forma inteligente, funcional e cria um novo conceito nas construções de empreendimentos residenciais com mais de 1 bloco no mesmo local.

Interlace - MKTmais : Estratégia de MarketingInterlace - MKTmais : Estratégia de MarketingInterlace - MKTmais : Estratégia de MarketingInterlace - MKTmais : Estratégia de MarketingInterlace - MKTmais : Estratégia de Marketing
The Interlace, foi projetado para ser um dos maiores e mais ambiciosos desenvolvimentos residenciais em Singapura, apresenta uma abordagem radicalmente nova para a vida contemporânea em um ambiente tropical. MKTmais, não? Em vez de criar um grupo isolado, torres verticais - a tipologia padrão de empreendimentos residenciais em Singapura - do projeto propõe uma intrincada rede de vida e de espaços sociais integrados com o ambiente natural.

Trinta e um blocos de apartamentos, sendo que cada possui um seis andares e têm comprimento idêntico, são empilhados em um arranjo hexagonal em torno de oito pátios abertos e permeáveis em grande escala. Os blocos interligados criam uma vila vertical tanto privada quanto compartilhada em espaços ao ar livre e em vários níveis. Apesar de manter a privacidade dos apartamentos individuais através do espaçamento generoso dos blocos de construção, The Interlace cria uma rede interativa de espaços exteriores orientada em torno dos pontos focais dos pátios, refletindo e ampliando o ambiente natural.

O projeto possui oito hectares localizado ao Sul de Singapura, em altos ambientes verdes e será complementada com nove quilômetros de um cinturão verde composto por parques e instalações recreativas. Extensas instalações residenciais estão entrelaçadas na vegetação exuberante e oferecem oportunidades de interação social.

Com 170.000 m2 de área útil construída, o empreendimento vai fornecer mais de 1.000 unidades residenciais de diferentes tamanhos, cada uma com diferentes pontos de vistas desobstruídas, para os parques, a cidade e o mar. Características de sustentabilidade são incorporadas ao longo do projeto através de análise ambiental cuidadosa do sol, do vento, e das condições micro-climáticas e da integração de baixo impacto passivo de estratégias de energia.

O projeto gera amplos espaços e oportunidades de interação social e atividades compartilhadas ao mesmo tempo que proporciona espaços íntimos da vida privada e tranquilidade - simultaneamente promovendo um senso de comunidade e manutenção da identidade e individualidade.

Projetistas, calculistas, engenheiros, designers, provoquem, criem novos conceitos, tenho certeza que não irão se arrepender.


Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Oma, Arch Daily

Conteúdo relacionado