Esloúltimo, Business Sample Marketing. A última tendência de negócios

terça-feira, outubro 27, 2009 Jony Lan 2 Comments

EsloúltimoVocê já leu a matéria de Sample Marketing aqui no MKTmais. Business Sample Marketing, ou 'Negócio de Amostra de Marketing' é quando um negócio é calcado na distribuição de amostras grátis. Ou seja, provavelmente a empresa cobra um fee para expor e distribuir os produtos. Em troca, dá acesso ao perfil de quem leva. É uma forma inversa de gerar base de dados de pesquisa.

O Japão, com o LCafé, é pioneiro nesse sentido. Mas depois de lançar a sua loja em setembro de 2009. Uma empresa espanhola resolveu lançar agora em outubro de 2009. Ou seja, 1 mês depois do lançamento Japonês. Isso significa que, poderíamos especular que, a velocidade de inovação e replicação de modelos de negócios é mais rápida que a obsolecência planejada da informática. E já falo. Quem quiser se juntar a mim para abrir um negócio desses no Brasil, entre em contato!

Bom, foi inaugurada em Barcelona, na Espanha, a loja de produtos gratuitos "Esloúltimo" ("É o último", em português, no sentido de última tendência, lançamento). Segundo a empresa "Guía de Tendências", responsável pelo empreendimento, trata-se do primeiro estabelecimento do tipo na Europa.

Esloúltimo
Mecânica
Os produtos expostos não têm preço. Para adquiri-los, o consumidor deve se cadastrar e pagar uma taxa semestral de 5 euros (cerca de R$ 12). A cada duas semanas, o cliente pode ir à loja e levar cinco produtos quaisquer. Ou seja, em seis meses, pode levar aproximadamente 60 itens. Os produtos não podem ser repetidos. A ideia é que o consumidor experimente lançamentos de diferentes empresas – comésticos, bebidas, comidas, produtos de higiene e limpeza etc.

Além de servir como ponto de distribuição de produtos novos, a ideia dos responsáveis pelo "Esloúltimo" é que o estabelecimento seja alugado para eventos, como lançamentos de novas marcas e mercadorias.

EsloúltimoResultado, olha só a fila para entrar na loja. A loja está enfrentando filas enormes de até 4 horas!!! Sim, 'de grátis', até injeção na testa! O modelo do negócio teve que sofrer umas adaptações e agora os usuário recebem uma senha enviada por e-mail com um convite anexo. Nenhuma loja de varejo fica com tanta fila por tanto tempo. Genial. Quero abrir uma no Brasil. Isso se alguém já não "copiar" esse idéia depois de ler no MKTmais ou sabe lá mais aonde.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: Esloúltimo, ÉpocaNegócios

Conteúdo relacionado