Mercado de jogos é uma tendência crescente

segunda-feira, outubro 05, 2009 Jony Lan 0 Comments

atari_mktmaisO mundo é um jogo. Assim diriam os especialistas em teorias de jogos e loucos por técnicas de decisão. Mas em termos de negócios, a visão é muito animadora.

Tamanho do mercado
O setor mundial de games movimentou 10,7 bilhões de dólares durante 2007, alimentado principalmente pela receita de MMORPGS em países asiáticos, segundo o estudo "Horizons", divulgado pela PC Gaming Alliance (PCGA).

Um estudo da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, aponta que os internautas gastam pelo menos US$ 1 bilhão por ano em divisas virtuais, principalmente em alguns jogos online como World of Warcraft e em redes sociais.

Embora incipiente, há um claro avanço de empresas nacionais sobre o mercado mundial de jogos eletrônicos, que movimenta 42 bilhões de dólares por ano em todo o mundo – no ramo do entretenimento, só perde para o cinema, com receita anual de 90 bilhões de dólares. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), que reúne 42 companhias, indica que a produção nesse setor cresceu 14% no Brasil no ano passado. O faturamento passou de 76,7 milhões de reais, em 2007, para 87,4 milhões, em 2008. O avanço mais expressivo deu-se na exportação de softwares de jogos: somava 5,8 milhões de reais em 2007 e quase dobrou no ano seguinte, alcançando 11,3 milhões.

Mundialmente, o faturamento com a venda digital de games atingiu 2 bilhões de dólares, enquanto a publicidade eletrônica relativa a games ficou perto dos 800 milhões de dólares, com potencial de crescimento ainda maior neste ano dados os investimentos do setor na área, afirma o grupo.

xbox_wii_ps3Jogos para celulares
Pesquisa divulgada pelo Gartner aponta que o mercado mundial de jogos para celulares registrou lucro de US$ 4.5 bilhões em 2008. Esse número representa um crescimento de 16,1% em relação a 2007, quando faturou US$ 3.9 bilhões.

Segundo seus analistas, fatores como o crescente aumento de consumidores, modelos de negócios e novos jogos confirmam um mercado em potencial. A expectativa é de que o segmento chegue à marca de US$ 6.3 bilhões em 2011.

Mercado Chinês
De acordo com o China Internet Network Information Center, a população de usuários de internet na China ultrapassou os 123 milhões no final do junho — 63% destes têm acesso via banda larga. Mais de 20 milhões de chineses costumam jogar online e o comércio eletrônico aumentou 50% em relação ao ano passado.

Estimativas indicam que o faturamento da indústria de jogos online deve chegar a US$ 1.3 bilhão em 2009, representando um crescimento anual de 35%, segundo o IDC. Tal crescimento termina por beneficiar outros setores: jogos online geraram um incremento de 17.3 bilhões de iuanes (2.14 bilhões de dólares) para a indústria de telecomunicações, 7.1 bilhões de iuanes (887.5 milhões de dólares) para a indústria de Tecnologia da Informação, e 30 milhões de iuanes (3.7 milhões de dólares) para o mercado de publicações.

Diferenciação
Diferentemente dos consumidores americanos — que constumam pagar US$ 50 por um jogo — jogadores na China, onde a pirataria ainda é norma, não estão dispostos a pagar muito pelos jogos.

ccs_mktmaisSendo assim, desenvolvedores de jogos tem sido forçados a usar de muita criatividade para descobrir novas formas de faturar: segundo, Bill Bishop, CEO da empresa de desenvolvimento de jogos Red Mushroom Studios, uma das áreas de faturamento da indústria que mais cresce na China é a da venda de equipamento virtual para personagens de jogos.

A sub-cultura de jogos online tem criado até novas profissões na China: em cidades como Liaozhong, coletar objetos virtuais para posterior revenda tem se tornado uma fonte de renda para muitos jovens.

Estimativas conservadoras admitem que estes chamados gold-farmers movimentam clandestinamente um indústria de 200 milhões de dólares anuais.

Ásia
A Ásia foi responsável por grande parte do crescimento na receita do setor global e já se aproxima da marca de metade de todo o faturamento de varejo com games no planeta.

Segundo o estudo, a receita mundial de games online tomou a ponta do faturamento de consoles e games nas prateleiras, atingindo 4,8 bilhões de dólares, potencializado principalmente por mercados asiáticos.

O mundo dos games está se tornando um negócio interessante e o marketing vai acompanhando esse processo.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: Webinsider, Thetoptips, Veja, ÉpocaNegócios, IDGnow

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