Sustentabilidade e economia: Pão de Açúcar e Walmart faturam com resíduos gerados nas lojas

sexta-feira, outubro 09, 2009 Jony Lan 0 Comments

PA_mktmaisMilhões de pessoas por mês, milhões de produtos por mês, fluxos de pessoas e produtos, sempre vai sobrar algo e as grandes redes já entederam que podem utilizar essa sobra à seu favor.

Esse é o chamado conceito de produtos de ciclo fechado, em que as empresas passam a usar o próprio resíduo que produzem para fabricar outros produtos ou embalagens. No Grupo Pão de Açúcar, papel e papelão descartados nas lojas são usado para fabricar embalagens dos produtos da marca própria Taeq.

As estações de reciclagem localizadas nas lojas da rede recebem, por mês, 500 toneladas de resíduos. Todo o material é coletado pela cooperativa de catadores Vira Lata, de Osasco, que vende as aparas à empresa Papirus, fornecedora de embalagens de papel para a Taeq.

A varejista desenvolveu um sistema de rastreabilidade para saber se as embalagens descartadas irão de fato entrar no processo produtivo de novas embalagens. O Grupo agora negocia com outros fornecedores o mesmo procedimento para as embalagens de plástico e aço.

Walmart
A aposta da rede é no sabão em barra feito com óleo de cozinha reciclado. O óleo recolhido nas lojas do Maxxi Atacado, uma das bandeiras do Walmart, segue como insumo para a fabricação de sabão em barra pela empresa gaúcha Bertolini e volta ao supermercado como produto final.

Na prateleira, o sabão é vendido por um preço 26% menor que o da marca líder. O óleo reciclado compõe 20% da matéria-prima na produção do sabão. O projeto já transformou 2,3 mil toneladas de óleo, um resíduo poluente quando descartado no ambiente.

É o uso inteligente dos resíduos à favor da sociedade, da empresa e do meio ambiente.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Estado de S. Paulo

Conteúdo relacionado