Vogue acerta na polêmica e ganha mídia espontânea

sábado, outubro 17, 2009 Jony Lan 0 Comments

A Vogue de Paris deve estar adorando os holofortes. Bem ao estilo das campanhas publicitárias polêmicas da Benetton a edição francesa da revista já mostrou modelos supostamente grávidas fumando e insinuou canibalismo. Em outubro/2009, a polêmica veio com as fotos da modelo holandesa Lara Stone. Ora ela está ao natural, branca, ora ela está negra, toda pintada.

vogueA modelo holandesa com o rosto e corpo pintados de forma a torná-la negra. Lara Stone, a modelo holandesa de 25 anos, que faz a capa da Vogue francesa deste mês, surge pintada de castanho em quatro das 13 fotografias publicadas e com adereços étnicos.

A revista não explica o porquê de tal maquilhagem de rosto e corporal e está a sendo alvo de forte contestação e acusações de racismo por não ter preferido usar uma modelo negra em vez de pintar uma branca. A postura provocativa da edição gerou, como sempre, polêmica. Uma reportagem do jornal britânico Guardian sugere que, desta vez, a revista pode ter ido longe demais mesmo para os amantes do mundo fashion.

Mas será que quem criou a produção de moda pensou nisso, racismo? Vai saber, acho que a criatividade precisa ser mais moderada? O que importa são os fatos, as notícias, o buzz, o murmurinho que a mídia está fazendo. Nesse ponto, ótimo. A Vogue francesa deve estar pulando de alegria. Certeza!

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Dailymail, G1, Visão

Conteúdo relacionado