Estratégia de diversificação: Pão de Açúcar investe em operadora de celular

terça-feira, novembro 17, 2009 Jony Lan 0 Comments

Pensando em diversificar os seus negócios, o grupo Pão de Açúcar, maior rede de supermercados do país, está se preparando para se tornar uma operadora de telefonia móvel. O projeto, que está sendo finalizado, só depende da regulamentação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para sair do papel, segundo reportagem de Julio Wiziack na Folha.

Consultado, o Pão de Açúcar confirmou o interesse no negócio. Em nota, o grupo informa que, "no momento certo e condições adequadas, poderá iniciar o projeto".

A Folha apurou que a ideia da rede é atrair, em uma primeira fase, os clientes de seu cartão Mais a utilizarem seus serviços de telefonia. Depois, haverá um esforço na adesão de outros clientes. Atualmente, o grupo possui cerca de 680 mil clientes cadastrados pelo cartão.

Para atingir seu objetivo, o Pão de Açúcar terá atrativos. Um deles será transformar em créditos parte do valor das compras realizadas por esses clientes nas suas lojas ou no site. Os créditos poderão ser usados em chamadas telefônicas.

A Folha também apurou que o Carrefour está interessado e procurou fornecedores para avaliar o que pode ser feito no Brasil. No exterior, o grupo francês já atua como operadora móvel, oferecendo serviços parecidos com aqueles que o Pão de Açúcar pretende disponibilizar.

Recentemente, a Effortel, empresa contratada pelo Carrefour na Europa, divulgou que estaria implantando o modelo para o grupo no Brasil. A informação não foi confirmada pelo Carrefour no Brasil.

No meu ponto de vista é mais uma ação de diversificação de negócios não relacionados, ou seja, diversificar em setores da economia e em negócios em que a rentabilidade é interessante e que a força da marca será um dos pilares de alavancagem dos novos negócios. E mais, com o serviço de operação de celulares, os seviços agregados trarão sinergia para os outros negócios do grupo, principalmente a divulgação de ofertas.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Folha Online

Conteúdo relacionado