São Paulo foi considerado o município mais digital da América Latina segundo o Ranking Motorola de Cidades Digitais

quarta-feira, novembro 11, 2009 Jony Lan 0 Comments

Trazem suas estratégias, pois a Motorola e a Convergencia Research divulgaram os resultados finais do Ranking Motorola de Cidades Digitais. A pesquisa, que começou a ser feita há um ano, avaliou o nível de digitalização de 150 cidades, em 15 países da América Latina. São Paulo foi considerado o município mais digital da região por destacar-se com seu e-governo, pelos serviços que presta aos cidadãos pela internet; compromisso com a inclusão digital e pelas aplicações de tele-saúde e tele-segurança.

Já a cidade de Salvador (BA) ficou com o 12º lugar, tendo como destaque o uso da tecnologia nas áreas de saúde e educação. Os municípios de Mérida e Chihuahua, do México, e San Luis, da Argentina, foram eleitos em segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente.

O estudo levou em consideração a infraestrutura, os serviços, e-binding e o compromisso assumido com a redução da desigualdade digital, assim como o emprego de tecnologias de informação e comunicação (TICs) entre os cidadãos, empresas e outras instituições públicas.

O Ranking Motorola de Cidades Digitais, elaborado pela consultoria Convergencia Research, é o primeiro estudo desse tipo em toda a América Latina e visa conhecer o nível de digitalização dos municípios escolhidos. Durante a primeira etapa, foram avaliados, entre outros fatores: infraestrutura de banda larga; número de usuários de internet no município; e os diferentes tipos de projetos e tecnologias utilizados para oferecer acesso.

As 25 cidades que obtiveram as pontuações mais altas do Ranking Motorola de Cidades Digitais foram:

1 Chihuahua e Mérida empataram e dividem as posições 2 e 3

2 Tuxla e Viña del Mar empataram e dividem as posições 16 e 17


A pesquisa avaliou o nível de digitalização da administração pública, dos cidadãos e das empresas mediante a análise dos componentes de infraestructura (acesso aos serviços de telecomunicações e dispositivos), serviços (e-governo, tele-saúde, tele-segurança, tele-educação), e-binding (emprego da tecnologia com finalidades econômicas, produtivas e de relações sociais) e compromisso com a inclusão digital (políticas como telecentros, redes sem fio gratuitas, alfabetização digital e financiamento de dispositivos). O estudo foi finalizado com a observação dos parâmetros de relacionamento classificados em: presença, usabilidade, informação, transparência, interação, transação e participação.

Em geral, a pesquisa, realizada pela consultoria argentina Convergencia Research, demonstrou que os aspectos mais desenvolvidos na região são a digitalização interna: as aplicações administrativas. Segundo o estudo, 103 das 150 cidades pesquisadas possuem planos de digitalização de processos administrativos, 106 possuem programas de governo eletrônico, e somente 15 ainda não têm nenhum plano para expandir os níveis de digitalização

São Paulo obtém o primeiro lugar no Ranking Motorola pela homogeneidade das pontuações nas dimensões de análise. Destaca-se nos itens: serviços, compromisso com a redução de desigualdade digital e em tele-saúde.

A cidade propõe, por meio de seu portal Web, uma série de serviços aos seus cidadãos cujos níveis mais destacados são Informação, Interação, Transação e Transparência. Segundo os dados levantados, 100% dos hospitais e escolas municipais de níveis inicial, primário e secundário, têm conectividade à Internet de banda larga pela rede da Prefeitura de São Paulo e as políticas de redução de desigualdade digital e social, com foco na inclusão, diferenciam a cidade das demais inscritas no ranking.

Foram abertos 300 telecentros, por exemplo, que oferecem treinamento e acesso à Internet gratuito para todos aqueles que não dispõem de outra alternativa e atendem a 1,5 milhões de pessoas por ano. Os telecentros estão localizados em bairros de altos níveis de pobreza e há também locais exclusivos para pessoas com deficiências. Como parte da política de inclusão digital, foram financiados equipamentos de computação para 3 mil cidadãos no primeiro semestre de 2009.

De acordo com o estudo, as empresas paulistas utilizam o website da prefeitura principalmente para buscar informações, sendo que 49% das buscas são relacionadas a trâmites no geral e 41% são para fazer download e preencher formulários.

Outras formas de vinculação com a administração pública são a busca de informações sobre instituições de saúde do município (26%); informações sobre capacitação e cursos oferecidos pelo município (35%), consultas on-line a bibliotecas (15%), busca de informações sobre segurança (20%) e busca de informações sobre antecedentes criminais e delitos (18%). Do total, 9% dos indivíduos têm ligado para o número de emergências pelo menos uma vez no último ano.

Os cidadãos consideram que seria proveitoso para São Paulo contar com espaços onde possam acessar a Internet de forma gratuita (43%) e realizar mais trâmites com a Administração pública em forma online (22.6%).

Fonte: PCMagazine

Conteúdo relacionado