Inovação em anúncios chega aos cinemas - estão mais inteligente e exploram o marketing experience

segunda-feira, dezembro 07, 2009 Jony Lan 0 Comments

Consumidor, quem é ele? Cliente, quem é ele? Seja lá qual rótulo é dado, o importante é que todos são pessoas. Seres humanos, todos nós. Esse é um princípio básico para quem quer realmente "conversar" com o "target".

Dito isso, fica fácil entender a necessidade de inovar na comunicação, cada vez mais entrando na fronteira do trade marketing e cada vez mais entrando no Marketing Experience.

Passar aúncios engraçados, diverstidos, pra lá de criativo é commoditie no mundo do marketing. O MKTmais é inovar, sempre. Um espaço ideal para explorar todas as sensações que o Marketing Experience pode proporcionar, sem sombra de dúvida é o cinema. O cinema passa a sensação, a experiência, mas só o Marketing Experience cria a sensação.

Depois que a Nissan inaugurou uma ação com teto solar dentro do cinema, com projetor no teto. Parece que fez valer jargão: nada se cria, tudo se copia.

Em ações recentes no Brasil, as agências resolveram "inovar" e investir nesse conceito.

Case MorumbiShopping: Neve na sala 5 do cinema Kinoplex Itaim
A Circuito Digital, empresa especializada em marketing multiplataforma nos cinemas, produziu uma ação inusitada para divulgar a promoção natalina do MorumbiShopping, assinada pela Leo Burnett. O shopping sorteará dez automóveis MINI Coopers e, para potencializar esta ação, nevou durante 20 segundos antes do início das sessões das 17h40 e 20h50 do filme 2012, sinalizando que o Natal do MorumbiShopping já começou.

Para produzir a neve artificial, a Circuito Digital instalou uma máquina de espuma em cada lado da tela. Elas foram ligadas antes do início dos trailers e funcionaram ao longo da propaganda do shopping veiculada na telona.

A ação aconteceu apenas em 4 sessões, 2 em cada dia do final de semana.

Case Emirates: Decolando de avião
As salas 5 do Cinemark do Shopping Market Place e 4 do Shopping Villa Lobos, em São Paulo, foram transformadas no interior de um avião numa ação criada pela Leo Burnett para a Emirates. Quando as luzes se apagam, janelinhas que foram montadas nas laterais da sala se acendem e fazem com que as pessoas se sintam como se estivessem em uma arenovave. O som característico dos avisos luminosos e os roncos do motor do avião são emitidos nas caixas de som do cinema. Na tela, o texto fala do entretenimento diferenciado que a empresa aérea oferece aos passageiros, com 1.200 atrações entre filmes novos, clássicos, séries de TV, shows, músicas e games.


Para quem já viajou de avião, principalmente em vôos internacionais, o barulho é bem característico. Para quem nunca viajou e viajar, certamente irá lembrar da o barulho característico.

Dois cases no Brasil pela Leo Burnett explorando as salas de Cinema, parecido com o que a TBWA\Düsseldorf fez na Alemanha, não?

Com certeza essa tendência está sendo bem explorada e oferecida para os clientes da Leo Burnett. Isso poderá inflacionar o valor de anúncios em cinemas que fogem ao commoditie de passar um vídeo na tela. E demonstra cada vez mais que o investimento em ações BTL e que inovam na forma de apresentar estão caindo no gosto pela facilidade que é executar esse tipo de ação, dominado ainda pelas agências de trade marketing.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Press à Porte, propmark

Conteúdo relacionado