Quaker de Bolso, estratégia de diversificação em novos produtos baseados em aveia

segunda-feira, dezembro 07, 2009 Jony Lan 0 Comments


Alguém pensou: Como podemos explorar o nosso principal produto. E aí disseram, se o principal produto é aveia, onde é que ela é usada. Aí descobriram que barras de cerais, biscoitos e outros quitutes levam muita aveia. Sem falar na granola e outras misturas que levam a aveia.

Bom isso é a minha especulação sobre o possível processo de brain storm da diretoria da PepsiCo, dona da marca Quaker. O fato é que acabam de lançar o "Quaker de Bolso", uma inovação da linha da Quaker que começa a entrar no maravilhoso mundo dos biscoitos e snacks saudáveis que usam o seu produto mais vendido, a Aveia. Essa é a ligação que talvez fizeram a Quaker entrar nesse nicho sem medo.

Essa é uma estratégia de diversificação de produtos em que ocorre uma ampliação da família de produtos a serem vendidas. Vale lembrar que quem compra barras de cereais em um supermercadoo, nem sempre é o mesmo que compra cereais matinais, o que pode necessitar na criação de novos relacionamentos com os compradores da Quaker. Sem contar com a necessidade de ganhar espaço das barras de cereais e biscoitos já existentes nas prateleiras. Mais um desafio para aqueles que cuidam da exposição do produto no PDV.

A Quaker estava preparando o lançamento para2010 da linha Quaker de Bolso, mas pelo visto, dado a possível sobra de verba que as empresas fizeram ao segurarem os gastos com a crise, fica claro que é melhor gastar o que tem do que deixar para gastar o que não tem no ano que vem.
A estratégia da empresa é ampliar o mercado de aveia, possibilitando às pessoas o consumo casual do seu produto principal, reforçando o seu share sobre aveia.

E a sua empresa, já pensou que lançar um produto envolveria tudo isso?

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.con

Conteúdo relacionado