Tactical Nuclear Penguin: A cerveja com maior grau alcoólico no mundo, 32%

terça-feira, dezembro 08, 2009 Jony Lan 0 Comments

As inovações acontecem assim, do nada. Mas como no mundo muita coisa se copia, o que acha que pode acontecer com esse produto inovador?

Nem a Ambev, Inbev, Interbrew, etc, devem ter pensado nisso. Será que a equipe de inovadores e novos negócios da multi brazuca pensou nisso algum dia? Bom, mas alguém pensou.

A BrewDog faz cervejas diferentes. A sua cerveja Tokyo - com conteúdo alcoólico de 18,2% - causou furor e despertou críticas do próprio setor por seu marketing considerado agressivo e "irresponsável", segundo revelou o jornal "Independent". A cerveja estampa em seu rótulo a seguinte mensagem: "Tudo com moderação, inclusive a própria moderação. O que logicamente significa que se deve, de tempos em tempos, exagerar. Esta cerveja é para esses momentos." O teor alcoólico da cerveja é um dos mais altos da Inglaterra. No Brasil, a Brahma, por exemplo, tem 4,7% de conteúdo alcoólico.

De acordo com o jornal britânico, o Portman Group, entidade formada por fabricantes de cerveja do Reino Unido para estimular o consumo socialmente responsável da bebida, determinou nesta quinta-feira que a rede varejista do país proíba a venda da Tokyo, até que sua fabricante, a cervejaria BrewDog, mude o rótulo da garrafa.

Polêmicas à parte, acho que o posicionamento da BrewFog foi fantástico, simples e o mais importante: se tornaram os primeiros a fazerem isso em escala comercial.

Por que a estratégia de marketing foi boa? Lembrem-se que marketing não é comunicação, a comunicação está dentro do marketing. Quando digo a estratégia de marketing, pense no todo, no desenvolvimento do produto, no seu posicionamento, na criação de novos segmentos, na embalagem, no slogan em como será comunicado, etc.

O último lançamento da BrewDog foi a Tactical Nuclear Penguin, simplesmente a cerveja com maior grau alcoólico no mundo, 32%. Desbancou a Alemã Schorschbraer’s, com 31%.

A BrewDog faz em média 3000 unidades de cada cerveja que criam, mas foram feitas apenas 500 garrafas da Tactical Nuceal Penguin. As primeiras 250 foram vendidas por 35 libras. As demais estão sendo vendidas à 250 libras cada uma! E detalhe, no site oficial o produto já está esgotado. (www.brewdog.com)

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com


Fonte: G1, Bighospitality, Brewdog

Conteúdo relacionado