Cesviamo: MOB camisinha na Itália com mais de 200 pessoas

sexta-feira, janeiro 01, 2010 Jony Lan 0 Comments


Cesviamo (www.cesviamo.org) é uma rede social italiana criado pelo Cesvi, uma organização sem fins lucrativos para o desenvolvimento e cooperação de utilidade social.

A idéia básica da rede social é muito simples: você pode fazer uma aposta envolvendo todos os seus amigos, a fim de angariar fundos para as questões sociais. Neste caso, eles tinham 3 objetivos: aumentar a consciência (awareness) do website, para explicar como funciona a rede social na "angariação de fundos" (fundraising) para "diversão" (funraising), e fazer as pessoas e, principalmente todos os estudantes, mais consciente sobre a AIDS, um problema real e vivo.

Então, eles lançaram a maior aposta de todas: o "Mob Camisinha" - 100 jovens em um preservativo contra a Aids!

É interessante notar que não é "flash" mob e sim, simplesmente "MOB". Como já comentei em outros posts, sempre há uma confusão. No caso, é uma ação de Marketing Mobilizing People, uma ação com pessoas com uma "marca" por trás.

A palavra de boca tem crescido bastante nas principais redes sociais (facebook, twitter, friendfeed) e o evento foi realizado dentro de duas universidades italianas: a primeira, em Milão, conhecida por estudos de comunicação, e outro em Génova, especializada em estudos médicos.

Resultados
O resultado foi além das suas expectativas! No primeiro caso, eles conseguiram chegar a 223 pessoas que entram na camisinha, enquanto no segundo caso, a pessoa envolvida foi de 230! A cobertura mediática da campanha foi e ainda é impressionante (tv, rádio, revistas, redes sociais e centenas de site e blogs como o MKTmais.com).

No final, a aposta foi ganha, e Cesvi salvou a vida de uma criança na África, impedindo-o de contrair AIDS (a Cesvi forneceu uma terapia completa, que reduz em quase 100% o risco de transmissão da aids de mães com HIV positivo para a criança).

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: www.cesviamo.org, directdaily

Conteúdo relacionado