Interatividade, a base para se fazer Estratégias de Marketing

sexta-feira, janeiro 22, 2010 Jony Lan 0 Comments


Esta será o template, o esqueleto, o molde, a estrutura, a base de qualquer ação de marketing. As estratégias de Marketing deveriam ser baseadas na interação das pessoas.

Se o marketing torna a venda algo supérfluo, como diria Peter Drucker, o que move a venda são as pessoas. Elas é quem compram, ponto! Será que é por isso que algumas ações de marketing não geram tanto resultados? Será que é por que os profissionais esqueceram a peça chave, as pessoas?

Sempre aparecem novos pensamentos que tentam justificar uma tendência. O marketing direto nada mais é do que tentar ATINGIR direta ou indiretamente o cliente. O marketing de relacionamento reforça a INTERATIVIDADE com o consumidor. O marketing pessoal busca expor você para outras PESSOAS. A propaganda é uma técnica direcionada para COMUNICAR com consumidores.


Os modismos das redes sociais nada mais são do que a possibilidade de INTERAÇÃO entre os membros dessas redes. E seja lá qual for o tipo de marketing, sempre terá uma base na INTERAÇÃO com as pessoas. Sejam elas clientes, shoppers, consumidores ou meras pessoas.

E qual é, no meu ponto de vista, a variável condicionante para esse boom da interação? O tempo. A velocidade com que a INTERAÇÃO ocorre está acelerando a sociedade e isso é excelente. Isso muda completamente a ótica estática dos planejamentos tradicionais. As ferramentas disponíveis para a interação estão mudando. Se antes tínhamos os correios, os trens, os aviões, a bicicleta, os carros, agora temos a internet, os celulares, os walk-talkies da vida que a cada dia que passa cumprem o papel básico da sociedade, a INTERAÇÃO. Quem antes usava padrões de decisões baseado em fatos do passado, agora precisa criar novos padrões. Pois, apesar de amplamente utilizado, números do passado são ótimos para explicar os resultados do passado e não do futuro, concordam?

Assim quando falamos na próxima tendência de marketing, pense em que nível está o fator INTERATIVIDADE. Se ele é considerado, se está dentro ou fora do planejamento, se a ação terá como base a interação e se a área comercial sabe que a forma que ela INTERAGE com as pessoas irá influenciar na venda dos seus produtos e consequentemente, na velocidade de venda dos seus produtos.

Quem pensa em marketing apenas pensando em seu target, em seu público algo, em seu consumidor lá no ponto de venda, esquece que uma base importante de toda estrutura do planejamento que será desdobrado, deverá levar em conta a INTERAÇÃO.

Que tal começar a colocar os "olhos da interação" nas suas ações de marketing e refletir se há ou não razão para que ela realmente seja uma peça importante no complexo mundo do marketing.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado