Pergunta: Quero me tornar Gerente de Produto, mas qual caminho seguir?

sexta-feira, janeiro 29, 2010 Jony Lan 1 Comments

Mais uma das inúmeras perguntas que recebo dos leitores de MKTmais.com e que costumo responder, mas nem sempre publico por tratar de assuntos "meio" acadêmicos. Só que esta é interessante:

----------
Bom dia Sr.Jony me chamo Edson Jr. sou estudante de Marketing no 3 semestre pela uni9 e tenho uma duvida.

Como segmentar a administração do Merketing?

Por exemplo:Quem faz as pesquisas?

Quem as filtra?

Como ocorre o processo de validação da pesquuisa?

Quem determina estrutura o "SIM" do Mkt?

Qual a influência do pessoal da admistração junto ao pessoal do Mkt?

Simplificando,onde posso atuar no Marketing após a minha formação?Qual vaga devo almejar primeiramente para poder me adaptar ao mundo do Marketing, já que não tarbalho exatamente nessa area.

Quero me tornar Gerente de Produto,mas qual caminho seguir?

Agradeço desde já sua atenção.

Atenciosamente.

Edson Jr.
----------


Olá Edson,

Obrigado pela visita e pelas perguntas que muitas vezes perambulam pela minha caixa postal e que se tornam recorrentes.

Vou tentar responder a sua última pergunta simplificada, mas é uma decisão sua, afinal "lemos o que queremos ouvir".

Mas antes vou resumir suas inúmeras perguntas: depende. Principalmente do livro que estão lhe dando para ler na faculdade. Muitas técnicas e ferramentas de marketing são muito bem aplicadas, como receita de bolo nos EUA, mas que no Brasil, quase ninguém usa, ou se usa, usa pouco. Os conceitos mudam de setor para setor. O livro é uma excelente referência geral. Só para você ter uma ideia, uma pesquisa é tão cara que se a empresa não tiver uma equipe preparada para interpretá-la e colocá-la em um planejamento de longo prazo, será alguns carros zero km jogados no lixo.

Sobre sua última pergunta, não há regra do que fazer para ser Gerente de Produto. Há pessoas que nunca fizeram marketing, muito menos se especializaram em marketing e são Gerentes de Produtos. Se você pegar grandes empresas, irá ver que nem sempre o Gerente de Produtos é graduado em Marketing, aliás, você provavelmente será formado em Administração com concentração na área de marketing. Se você abrir a sua empresa, poderá ser gerente de produto, vendedor, diretor financeiro e ainda terá o prazer de ser o seu próprio motorista particular. Assim, fuja de caminhos de como as pessoas chegaram lá, mas avalie a sua disciplina em seguir o seu objetivo.

Minha sugestão é que você defina 2 pontos:
1 - Qual setor da economia quero trabalhar?
Você pode ser gerente de produtos de ração de animais, de iogurtes, de carnes, de peças automotivas, de televisores de LCD, enfim, defina o setor que mais lhe atrai e busque trabalhar nessa área. Nem precisa ser na área de marketing, você pode começar como estagiário da área de contabilidade da empresa e depois buscar se enquadrar na área de marketing. Como disse, há muita gente de áreas diversas que se tornaram gerentes de produtos não por terem sempre trabalhado com marketing ou em vendas, as vezes eram analistas e que em uma oportunidade, se tornaram gerentes de produtos. Não há regra, mas há oportunidades, esteja preparado para elas. Isso, só o tempo irá lhe dizer.

2 - Que tipo de profissional quero ser?
Tem profissionais que você vê e sabe que de lá ele não sai, vai ser um eterno profissional que trabalha numa mesa "xis" e que ja é quase patrimônio da empresa. Mas ele é feliz. Há outros que só querem receber ordens, outros que sempre acham que podem fazer tudo diferente, querem ser reconhecidos como os desbravadores. E há os que gostam de ficar planejando, são criativos, mas resultado que é bom, nada. Em cada um deles, há os pró-ativos, os mais ou menos e os que seguem a vida para onde ela ir. Resumo, trabalhe e aprenderá trabalhando que tipo de profissional você irá querer ser. Estudar é primordial, mas no mundo do marketing, prática é parte integrante. Vai que você não quer ser gerente de produto e sim gerente, simples assim.

Se você responder às duas perguntas, siga uma única "receita": trabalhe e tenha resultados. O mercado é implacável, se não tem resultados, não tem como querer algo. De chances para demonstrar o que somos capazes, há milhares atrás dessa mesma ideia. O que fazer então? No final, se você se tornar um gerente de produto, lembre-se: O céu é o limite.

Há, uma dica para você que pelo visto quer ser gerente de produto e ponto final: Seja um vendedor, pois tirando o trabalho atrás da mesa de um gerente de produto, no fundo ele é um vendedor que gosta de números e sabe usar as ferramentas à sua disposição.

E você, ainda tem mais uma pegunta? Pergunte-me como!

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado