Pesquisa: Cariocas preferem um bom atendimento a pagar menos, será?

sexta-feira, janeiro 29, 2010 Jony Lan 0 Comments

Segundo a pesquisa “As empresas que mais Respeitam os Consumidores”, promovida pelo Grupo Padrão em parceria com a Shopper Experience®, ao escolherem seus produtos e serviços, cariocas valorizam a excelência no atendimento. Para mais da metade dos entrevistados (53%), este fator é um dos mais influentes na hora de decidir suas compras.

Já 34% dos consumidores acham que a cortesia, educação e boa apresentação dos funcionários são requisitos importantes, assim como nos call centers, que para 9% deles é um diferencial quando o operador presta atenção no cliente, é efetivo, organizado e claro em suas respostas.

Em segundo lugar ficou a imagem da marca conquistada no mercado, com 24% das preferências; o respeito com o RH foi lembrado por 3% dos participantes, enquanto que 1% considerou preocupação com áreas sociais e outros 1% afirmaram verificar se a empresa atua de forma ecologicamente correta.

A qualidade dos produtos ficou em terceiro lugar, sendo citado por 22% dos clientes. Outros 7% lembraram que durabilidade, embalagens, garantia, certificado do Inmetro fazem a diferença na hora de escolher.

Mas não pense que o carioca gosta de gastar dinheiro, pois de todas as regiões pesquisadas (SP e interior, RE, POA e BH), o Rio de Janeiro foi o que mais citou preços e condições de pagamento como relevantes (21%), sendo que 4% conferem as ofertas e promoções.

Esse número é interessante, dá uma noção de que investir em panfletagem de promoções não é tão efetivo assim. Mas ao mesmo tempo, as promoções e ofertas são ações que mais atraem clientes para os supermercados, por exemplo. E aí fica a dúvida, até quando uma pesquisa pode realmente ser um reflexo de uma realidade e até que ponto pode afetar um determinado negócio? Antes de comprar uma pesquisa ou patrociná-la, pense se o mesmo valor não poderá lhe ser mais útil estrategicamente em outras ações, muito mais efetivas que apenas uma pesquisa de mercado.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Portal Varejista

Conteúdo relacionado