Chery, uma das primeiras montadoras de automóveis chinesas começa a despertar

quinta-feira, fevereiro 04, 2010 Jony Lan 0 Comments

Os chineses estão chegando ao setor automobilístico brasileiro. Ano passado a Chery começou a vender o seu modelo Tiggo, um "SUV" ao estilo Ecosport, mas com mais acessórios e um preço competitivo, o mesmo que tornou o Ecosport um sucesso de vendas em seu lançamento.
Está bem claro que a ideia da montadora chinesa foi usar a mesma estratégia da Ford com o Ecosport.

Os desafios da marca chinesa são grandes:
1 - Pós-venda, assistência técnica
2 - Qualidade da origem, produtos chineses não são vistos com bons olhos, mesmo os brasileiros sabendo que muitos produtos que consumimos são chineses.
Vale lembrar que muito dos produtos que levam marcas de outras empresas são fabricadas na China. Já vi até chicletes com marcas brasileiras.

Enfim, agora os chineses entenderam que para começar a conquistar terrenos no mercado brasileiro, terão que investir bem em propaganda para alimentarem a marca da "desconhecida Chinesa" e se estruturarem para enfrentar a exigente legislação dos Direitos dos Consumidores para não queimar a marca.

Veja o vídeo abaixo, uma tentativa de aproximar a cultura brasileira (maio africanizada) com a chinesa. Eu trocaria o tambor por uma timbalada, bem mais baiana e brasileira (abre o olho chinesada e corrige esse comercial).




No mais ficou o apelo normal de modelos como o Tiggo, imagem, música e o brilho do carro. Agora é gastar e investir em Marketing.


Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado