O Brasil é o terceiro consumidor de cerveja no mundo

quarta-feira, fevereiro 03, 2010 Jony Lan 0 Comments

Um levantamento realizado pelo Instituto Nielsen trouxe um dado que surpreende pelo simbolismo: em números absolutos, os brasileiros já bebem mais cerveja do que os alemães - que durante anos carregaram a fama de beberrões.

De acordo com o instituto, o consumo das geladas no Brasil cresceu 5% em 2009, atingindo a marca de 10,7 bilhões de litros.

No ranking mundial, os brasileiros só perdem agora para chineses e americanos. O desempenho do setor foi puxado pelo aumento do consumo da classe C e pela entrada no mercado de novas embalagens, como a de um litro e as latinhas de 269 ml, menores do que o formato tradicional.

No ranking das cervejarias, as líderes de sempre. A AmBev segue com folga na ponta, dona de 70% do mercado, seguida pela Schin (12%) e Petrópolis (9,5%).

Será que isso é sinal para mais aumento de vendas ou oportunidade de vender mais cerveja para classes mais baixas em formatos mais baratos? Quer tal cerveja de saquinho ou em garrafa pet? Será que cerveja em caixinha tetrapak pega? Já pensarem em cerveja em pastilha? E por que não cerveja para cães e gatos, afinal eles também merecem uma "loira gelada", já comem até melhor que muita gente, não? É ver para crer.

Abs,
Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Revista Isto É Dinheiro

Conteúdo relacionado