Pergunta: assumo um departamento de marketing de um escritório jurídico mesmo gostando de trade marketing?

domingo, fevereiro 28, 2010 Jony Lan 0 Comments

Uma leitora, várias perguntas, muitas respostas!

----------------
Caro Jony, Boa noite! Sou Andreza profissional de marketing graduada em Comunicação Social pela Metodista e pós-graduanda em Gestão de Negócios pela ESPM. Venho de empresas como Credicard, Gama Italy, Pires & Gonçalves Advogados e Smartcaps (Energético em cápsulas). Atuei em escritórios de advocacia por 2,5 anos e esse ano fui convidada a voltar para esse grande escritório localizado em São Paulo para assumir o departamento de marketing, embora minha área de paixão seja trademarketing. Visitando o site de vcs vi que o site abre um espaço para tirarmos dúvidas de marketing, estratégias etc... pergunto, na sua opinião, vc acha que eu voltando para esse mercado (o jurídico), eu estarei me distanciando cada vez mais do meu sonho de atuar no trade? Isso pode atrapalha a minha carreira? Outra pergunta, sei que eu estou nova, tenho apenas 25 anos, estou no começo da minha carreira e tudo que vier de experiência nesse momento é lucro. Mas digamos que eu aceite esse convite, como é fazer um marketing para um escritório de advocacia mais eficiente? Aguardo sua resposta... Abçs, Andreza Pagliares
----------------

Olá Andreza,

Obrigado pela sua visita ao blog e pelas suas perguntas. Espero que possa lhe ajudar com minhas opiniões.
Sonhar é preciso e você, uma profissional jovem, não pode parar de sonhar, aliás, ninguém pode parar de sonhar. O sonho é como uma armadilha para a nossa mente, apesar de fazermos tudo que queremos, forçamos nossa mente a acreditar que podemos mais e aí o sonhos fica lá, sempre à vista dizendo que podemos. Assim, sim, você pode manter o seu sonho. Mas o mercado pode ser cruel. Indo para a área jurídica, sim, estará distanciando de atuar em uma área de trade marketing, mas isso não a impede de trabalhar com trade marketing.

Claro que numa seleção, uma empresa que quer alguém de trade não vai querer com marketing genérico, talvez não. Mas trade é um "braço" do marketing que pode ser aplicado a vários segmentos, até em serviços, como um escritório de advocacia.

Eu trabalhei com trade por um tempo e posso dizer que para quem também já trabalhou na área comercial, não há nada melhor do que trabalhar com trade. Ahhhhhhh, calma Andreza, seu sonho se realizará, pode ter certeza disso. Mantenha um foco, trabalhar com trade, mesmo que não esteja em uma empresa de varejo ou que venda para o varejo.

O principal ponto do trade é promover o produto, ou promover a venda do produto. Ao pensar assim, pode assumir o escritório de advocacia e lhe dar como meta promover os produtos do escritório. Faça o que esse mercado não sabe fazer direito, promova a venda dos produtos e serviços do escritório e estará se diferenciando no mercado. Digo isso porque raramente você verá um escritório de advocacia investindo em marketing de forma adequada, muitos deles confundem uma bela pasta de marca com a imagem do escritório que querem vender, isso se não confundirem ao fazer propaganda de consultoria jurídica com marketing. Pense nisso, você poderá dar um grande diferencial no mercado dos escritórios de advocacia e para um bom entrevistador de grandes empresas de varejo, ler nas entrelinhas os resultados alcançados é sempre um bom sinal.

Já instrui vários advogados de grandes escritórios de advocacia sobre audiências em que participei como preposto e o ponto fraco dos escritórios é a falta de vínculo com o cliente, a falta de um simples retorno, do acompanhamento e dos próximos passos. O cliente quer sempre levar algo e não ficar no blábláblá.

Agora eficiência não quer dizer eficácia. Uma ação pode ser eficiente, se realizou, mas não foi eficaz: não conquistou o cliente desejado, por exemplo. A minha dica para você é criar indicadores. Mais que isso já seria uma consultoria particular, mas faça como muitos profissionais fazem, teste! Errar é humano e até os grandes sucessos surgem sem nenhum planejamento, apenas acontecem. Espero tê-la ajudado nessa sua fase da carreira.

Está com dúvidas? Pergunte-me como.

Sucesso para nós!

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado