Pergunta: Gostaria muito de trabalhar com gestão de marcas, mas qual caminho seguir?

terça-feira, fevereiro 23, 2010 Jony Lan 0 Comments

Vejam mais uma pergunta dos nossos leitores:

------------
Bom dia Jony!

Sou estudante de publicidade com enfâse em Marketing na ESPM. e tenho dúvidas de qual caminho seguir. Gostaria muito de trabalhar com gestão de marcas, mas não tenho idéia de como chegar lá, e o pior, já tenho quase 30 anos. Leio muita coisa a respeito, muitos livros sobre o assunto, mas é difícil achar algum estágio que se concentre nessa área.

Qual caminho seguir? Que material ler? onde encontrar uma fonte de inspiração?

Agradeço desde já.

Emerson Quadros
------------

Olá Emerson,

Muito obrigado pela visita e por me dar a oportunidade de lhe responder. Vejo que está ansioso para "chegar lá", calma, mas mantenha o foco.

Nossas carreiras podem seguir alguns caminhos: especialistas, genéricos, etc. As vezes nos formamos em engenharia, trabalhamos com vendas e ao final de 30 anos de trabalho, percebemos que fizemos a mesma coisa por 30 anos, ou seja, viramos especialistas no assunto. Mas o tempo passou, o contexto também e aquilo que sabíamos não serve mais (pelo menos não 100%) para o contexto de hoje. Isso é a relatividade em nossas carreiras.

Se quer chegar a, você já tem meio caminho andado, foco, convicção. Tenha convicção de que quer trabalhar com marcas e vá em frente.

Ler é um bom caminho para conhecer aquilo que não conhece, mas a falta de experiência prática na área pode limitá-lo. Assim, procure trabalhar com a construção de marcas. E construir marcas vai desde o conceito da marca à venda dos produtos. Sim meu caro, vender produtos é de uma forma, trabalhar com marcas. A construção de uma marca passa pela experiência de compra de um produto. É uma visão limitada achar que só fazer propagandas é trabalhar com marca. Marca é uma peça do quebra-cabeças que é o marketing.

Pense assim: você tem um carro. Esse carro foi construído, existe uma fábrica, existem as empresas que fornecem insumos para a montadora, existem empresas que prestam serviços para a fábrica principal, existem os funcionários dessa fábrica de automóveis, concessionárias, lojas de auto-peças, mecânicos espalhados pelo Brasil inteiro, site de vendas de carros, carros circulando por todas as ruas, estradas e sabe lá onde mais. Aonde for esse carro, haverá uma marca atrelada à ele e um monte de gente que dá um valor à um pedacinho dessa marca ao longo de todo o processo, desde a fabricação do produto, passando pelos funcionários e chegando ao estacionamento de um condomínio. Tudo isso é ligado à marca (no foco que estamos dando). Só que a marca é construída ao longo do tempo com diversas interações que são feitas com elas.

De maneira que um vendedor é a marca da empresa perante os clientes, ou a "linha de frente" da empresa. Quem gerencia as vendas sabe que a marca abre portas e usa isso à seu favor. Quem trabalha com promoção de produtos na empresa sabe que a marca é um ponto positivo a ser explorado, mesmo que a empresa não tenha esse foco, marca. Os diversos atendentes das áreas de atendimento ao cliente só falam com eles graças às vendas dos produtos e ao relacionamento deles com a marca da empresa e aí lhe pergunto, em que ponta da marca você quer trabalhar? Criando marcas? Logotipos ou simplesmente sentado em um micro desenhando uma logotipia?

A maior fonte de inspiração sua será, eu gosto disso ou quero só o glamour que criar uma marca proporciona? Dá para contar nos dedos os cases de sucesso de marcas brasileiras que tiveram sucesso com o público. Nem sempre as empresas possuem gestores de marcas, normalmente são gestores de produtos, que, lembrando o que escrevi, se preocupam com as vendas dos produtos e que claro, são identificados com uma marca.

Sobre ler, leia tudo que seja fora do Brasil e cases de marcas de sucesso, principalmente os cases brasileiros. Mas verá que o sucesso das marcas são atrelados a sucesso de vendas. Nenhuma marca fica famosa e não vende, se existir isso, vai ser fadada ao fracasso.

Que caminho seguir? Comece a fazer a sua própria marca. Teste os conceitos que aprendeu e leu, aplique em você mesmo e veja se funciona dentro de uma adaptação. Se não funcionar é porque as receitas que você leu foram boas em contextos específicos e não funcionam nem com reza brava. Aí a única forma de aprender mesmo é trabalhando com foco em marca, mesmo que você seja apenas um estagiário de marketing. Sim, procure as áreas de marketing e vendas e terá, cada dia mais, contato com marcas.

Sucesso e boa sorte!

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado