Varejo: Renner continuará expandindo em 2010

quarta-feira, fevereiro 24, 2010 Jony Lan 0 Comments

O movimento de crescente demanda que favoreceu o resultado da Lojas Renner em 2009 deve se repetir ao longo deste ano, com expansão das vendas similar à registrada nos últimos meses.

"Os indicadores macroeconômicos positivos contribuíram para um desempenho bem melhor que o estimado no início do ano passado, refletindo o maior entusiasmo do consumidor", disse o diretor de Relações com Investidores da varejista, José Carlos Hruby, à Reuters.

Nesta segunda-feira, a Renner reportou um lucro líquido de 100,3 milhões de reais no quarto trimestre de 2009, um aumento de 53,4 por cento em relação ao mesmo intervalo do ano anterior.

O resultado superou a média das estimativas de cinco analistas consultados pela Reuters, de lucro trimestral de 72 milhões de reais.

No acumulado do ano passado, o lucro da empresa somou 189,6 milhões de reais, cifra 16,7 por cento acima de 2008.

A geração de caixa --medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização)-- atingiu 159,4 milhões de reais entre outubro e dezembro do ano passado, uma alta de 55,8 por cento contra igual período em 2008.

Os serviços financeiros somaram 25,8 milhões no quarto trimestre de 2009, respondendo por 16,2 por cento do Ebitda total.

A receita líquida trimestral da empresa cresceu 15,6 por cento na comparação anual e totalizou 778,8 milhões de reais nos três meses encerrados em dezembro.

A receita com a venda de mercadorias saltou 16 por cento no último trimestre de 2009, para 711,9 milhões de reais, enquanto as vendas pelo conceito mesmas lojas cresceram 9,5 por cento na mesma base de comparação.

"As previsões para este ano são bem diferentes das feitas um ano antes, o que nos permite afirmar que os níveis (de crescimento) do quarto trimestre devem se manter ao longo de 2010", acrescentou Hruby.

INVESTIMENTOS

A Renner mantém a meta de inaugurar 12 lojas em 2010, sendo seis no primeiro semestre. Segundo Hruby, a abertura da primeira loja de rua da rede está programada para abril, na avenida Paulista, na cidade de São Paulo.

Ele afirmou que os investimentos previstos para este ano são da ordem de 140 milhões de reais e incluem, além da abertura de novas lojas, melhorias em logística e tecnologia e modernização de lojas.

"Embora nossa prioridade sejam os shopping centers, continuaremos olhando espaços para lojas de rua."

Já a comercialização de produtos via Internet, ainda restrita a relógios e itens de perfumaria, não deve ser ampliada no curto prazo, conforme Hruby.

A Renner encerrou 2009 com 120 lojas em operação.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Reuters

Conteúdo relacionado