Juntos: Santander + Banco Real, quando a cultura de um se une aos valores do outro

quarta-feira, março 17, 2010 Jony Lan 0 Comments

O que acontece quando duas empresas se juntam? Seja lá o tanto de coisas que acontece, normalmente quem compra manda e o comprado obedece. É uma invasão de cultura de um lado, regra novas do outro e no final das contas é como se duas bolas de sabão se juntassem, ou elas continuam subindo juntos no ar ou elas se explodem. Claro que a última opção é o caos total, mas tirando os detalhes de lado e colocando sob a ótica do Marketing, a fusão é sempre bem vinda. Quer saber por que? Porque é um evento raro em que há possibilidade de mostrar competência de que o Marketing, quando bem aplicado, funciona. E aí abre-se a velha questão, se o Marketing funciona em momentos estressantes como a união de uma cultura, por que não irá funcionar em um ambiente de negócios? O fato é que o Marketing não veio à passeio e sim é parte de qualquer negócio. Ou você faz Marketing ou você ignora o Marketing que faz mesmo achando que não faz.

Veja esse exemplo do Santander que após comprar o Banco Real resolveu "matar" a marca e fazer a transição para o Santander. As propagandas já não possuem mais Banco Real e agora chegou a hora de absorver os valores do Banco Real ao Banco Santander. Vejam que interessante a trilha sonora que sempre acompanhou os comerciais do Santander e agora retiraram as vozes, apenas o "tom" suave do comercial. A nova campanha une a campanha antiga das "ideias" do Santander com a pegada sobre a "vida" e a sustentabilidade do Banco Real.



Um outro exemplo da união do que é bom de um com o outro é a linha de atendimento Van Gogh do Banco Real, que se tornou um serviço do Santander. Quem está querendo entrar no marketing ou quem já respira marketing sabe que vivenciar a união do Banco Real com o Santander dá gosto de ver, bela forma de demonstrar aos clientes que a união é bem vinda. Agora falta mostrar a competência dos valores aos clientes na prática para que não haja distorções na comunicação.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado