Pesquisa: Mulheres gastam mais que homens e preferem comprar mais na rua do que em shoppings

segunda-feira, março 08, 2010 Jony Lan 0 Comments

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope)Mídia e realizada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher comprova que são as mulheres quem gastam mais. Segundo o levantamento, baseado nas informações da ferramenta Target Group Index, 67% das mulheres realizaram compras pessoais (excluindo bebidas e alimentos) nos últimos 30 dias, contra o percentual de 58% do homens.

Das mulheres que foram às compras nesse período, 78% declararam ter comprado roupas femininas, 60% calçados, 43% roupas para homens e 39% roupas para crianças e bebês.
Em relação aos locais de compras, 48% das consumidoras preferem as lojas de rua, seguidas pelos shopping centers (33%) e pelas lojas de departamento (24%). Apenas 6% das brasileiras fazem compras pela internet, segundo o estudo, que avalia os hábitos de consumo das mulheres do Brasil.

"As mulheres, de maneira geral, gostam de variar marcas, procuram preços mais baixos e afirmam que vale a pena pagar um pouco mais por produtos de higiene pessoal de boa qualidade", destaca Juliana Sawaia, gerente de marketing do Ibope Mídia.

A forma de pagamento mais usada é o dinheiro (61%), seguido pelos cartões de crédito (32%), de débito (21%) e cheque (7%).

O estudo foi realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste com pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 64 anos.

Os números se baseiam em entrevistas feitas com 19.456 pessoas de ambos os sexos com idades de 12 a 64 anos entre agosto de 2008 e agosto de 2009.

As entrevistas foram realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília, além de outras cidades menores.

Brasileiras estão mais conectadas
O estudo indica que as mulheres estão mais conectadas. Entre as entrevistadas, 10% comentam suas aquisições na internet avaliando a qualidade dos produtos. Entre eles, esse índice sobe para 13%. Para elas, as categorias mais comentadas são as de telefones celulares (31%), equipamentos de TV, vídeo e som (28%), roupas (23%), vida saudável, exercícios e alimentação (17%). Já o público masculino opina sobre televisão, vídeo e som (41%), automóveis (32%) e celular (32%).

Bom, que as mulheres mais consomem que os homens, ninguém tem dúvidas, basta contar a quantidade de lojas voltadas para as mulheres e quantos são só para homens, seja em shoppings ou nas ruas.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: Ibope, O Tempo

Conteúdo relacionado