VI Fórum CLAUDIA pela Mulher Brasileira reuniu mais de 600 mulheres

segunda-feira, março 22, 2010 Jony Lan 0 Comments

Debate com especialistas é recorde de público no Dia Internacional da Mulher em São Paulo

O VI Fórum CLAUDIA pela Mulher Brasileira reuniu mais de 600 mulheres no Teatro do Shopping Frei Caneca, (08/03), em São Paulo. Todas participaram ativamente do evento que debateu “O que as mulheres quem mais no trabalho, na família e na vida pessoal” e contou com a participação da atriz e psicóloga Tânia Khalill; do psicanalista, colunista do jornal Folha de S. Paulo e professor de Antropologia da Universidade da Califórnia em Berkeley, Contardo Calligaris e da historiadora com doutorado e pós-doutorado na França e professora da pós-graduação da Universidade Salgado de Oliveira, Mary Del Priore.

Iniciativa da Revista CLAUDIA, com patrocínio do Grupo Santander Brasil, o debate teve duração de quase 2 horas e discutiu assuntos como divisão de responsabilidades domésticas, mais tempo para si mesma e o novo papel do homem na vida das mulheres.

Ao falar da felicidade feminina, a atriz Tânia Khalill lembrou que este ideal está além de sentir-se bonita. “A felicidade da mulher moderna está em conseguir o equilíbrio pessoal, profissional e familiar. Para isso, é necessário que ela não se deixe dominar por conceitos e estereótipos”, afirmou a atriz. Em contrapartida, o psicanalista Contardo Calligalis respondeu às perguntas femininas sobre o que os homens esperam das mulheres, destacou: “A mulher ideal não é aquela estereotipada, molde dos conceitos de beleza da sociedade. Os homens buscam mulheres companheiras, inteligentes e comunicativas”.

Já a historiadora Mary Del Priore, escritora do livro História das Mulheres no Brasil, que recebeu o Prêmio Jabuti em Ciências Humanas em 1998, apresentou um panorama do novo papel da mulher na família e na sociedade. “As mulheres assumem papel de chefes de família desde o século XVIII, quando os homens saiam para guerra e elas ficavam para cuidar e alimentar todos. O que mudou hoje é que elas têm o poder de decisão, não são mais obrigadas a manter uma relação sem amor”, destacou.

O evento também contou com o depoimento de Lilian Guimarães, vice-presidente executiva de Recursos Humanos do Grupo Santander Brasil, que abriu o debate e falou sobre os desafios da mulher na busca pelo equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. A mediação foi feita por Cynthia Greiner - diretora de redação de CLAUDIA.

Em um mundo em que de cada 10 lojas de shopping, 99% são para mulheres, quem não conhecer suas idéias não terá sucesso em seus negócios.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Claudia, MKTMIX Assessoria de Comunicação

Conteúdo relacionado