Brasil, Rússia, Índia e China discutem criar moeda única

quarta-feira, abril 14, 2010 Jony Lan 0 Comments

Ideia lançada pela China há cerca de um ano, a criação de uma moeda única a ser usada em substituição ao dólar em transações comerciais voltará a ser discutida na próxima semana, em Brasília, durante uma reunião de cúpula entre os presidentes e chefes de Governo dos Brics - sigla usada para designar o bloco econômico dos países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China.

Ao mesmo tempo, representantes dos bancos centrais dos quatro países darão início a uma discussão sobre a viabilidade de se vender e comprar produtos em moedas locais, em acordos semelhantes ao que existe entre Brasil e Argentina.

"As discussões são embrionárias e não fazem parte da agenda oficial, embora certamente vão surgir nas reuniões. Não é interesse de ninguém tratar do tema com açodamento ou fazer jogadas que gerem marolas ou ondas excessivas, que gerem especulação em torno do dólar", disse ontem o subsecretário para Assuntos Políticos do Itamaraty, Roberto Jaguaribe.

Ele afirmou que os Brics defendem mudanças no contexto internacional e que um dos objetivos do bloco é a facilitação do comércio e dos investimentos. Jaguaribe frisou que o grupo não tem qualquer poder deliberativo para mudar regras, limitando-se a ser "um foro de consequência". O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a reformulação dos organismos internacionais também será debatida na reunião dos Brics.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O tempo

Conteúdo relacionado