Estratégia: Supermercados adotam serviços sociais para se aproximar da comunidade

quarta-feira, abril 21, 2010 Jony Lan 0 Comments

Combate à dengue, vacinações contra a gripe suína e emissão de documentos pessoais são alguns serviços, em parceria com a iniciativa pública, adotados por supermercados para facilitar a vida dos consumidores. E mais: com isso, é possível ficar mais próximo da comunidade onde a loja está instalada. Além de a iniciativa fortalecer a imagem da empresa, também gera aumento do fluxo de clientes.

Um exemplo é a rede D’Avó. A população de Mogi Das Cruzes, onde fica uma das 12 filiais da rede, poderá tirar documentos, como RG e carteira de trabalho, na loja a partir do ano que vem, quando será instalada uma unidade fixa do Poupatempo.

Já a rede de supermercado Comper vai ensinar à garotada mato-grossense como prevenir a dengue. Às quintas e aos sábados, as crianças assistirão um teatro de fantoche. A história apresentada será a de um garoto que gostava de brincar com garrafas e latinhas, até o dia em que acorda doente e uma médica explica como evitar a doença. No final da peça, as crianças ajudarão o personagem a jogar o lixo fora.

O tema foi escolhido em função do aumento de 700% nos casos de dengue na região em relação aos primeiros meses do ano passado. Segundo o supermercado, as crianças aprendem rápido e influenciam pais, amigos e vizinhos a se prevenir. Os funcionários da rede também participarão da campanha de conscientização.

Já o supermercado Planalto, de Umuarama (PR), vacinou aproximadamente 2700 pessoas no último sábado (10) contra a gripe H1N1. A vacinação aconteceu em 4 lojas da rede, em horários alternados.

Campanha de Vacinação contra H1N1
Campanha contra à dengue

À esquerda, a vacinação contra a gripe H1N1 no supermercado Planalto. E à direita, voluntários do Comper de Campo Grande na campanha contra a dengue.


Os supermercados precisam explorar melhor o seu espaço para manterem-se como ponto de referência e se adaptarem às necessidades da sociedade. Belas iniciativas como essas são estratégicas, pois ajudam a comunidade, mas por trás, leva mais fluxo de pessoas a consumirem em suas lojas e porque não dizer, tornam-se mais importantes e consequentemente, fidelizam mais os clientes da região.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: SM

Conteúdo relacionado