iPad, o lançamento de produto que toda empresa tem inveja

segunda-feira, abril 05, 2010 Jony Lan 0 Comments

Justificar
A Apple tem feito a sua lição de casa no MKTmais.com, alcançou o resultado que todas as empresas perseguem: FILAS para comprar o seu produto. Sim, muito visto em lançamentos de produtos tecnológicos no Japão, parece que a Apple tem conseguido atingir o seu objetivo com maestria: vender sem mesmo ter o produto. Foi assim com a pré-venda do seu novo produto, o iPad. Lançou campanhas de comunicação no mundo virtual e real sem ter o produto nas lojas, apenas com a mensagem de teaser da chegada do produto. Ganhou a mídia espontânea, a correria dos blogs em desvendar a cara do iPad, os noticiários a cada declaração da Apple e pasmem, não é o primeiro produto do seu segmento. Voltado para concorrer com o Kindle, o leitor de livros da Amazon.com, o iPad da Apple tem o charme da maça, o design.

Numa simples pesquisa pelo Google, a palavra "iPad" consegue um resultado de 59.600.000 resultados, e o "Kindle", de apenas 26.700.000 resultados, aproximadamente. Nem vou procurar em outros lugares para fazermos uma pesquisa mais profunda, afinal, meia palavra basta.

Mas o efeito de Marketing que a Apple vem construindo ao longo do tempo é a de fiéis consumidores da marca. Algo que toda grande empresa gostaria de constatar e que só consegue através de pesquisas e compra de informações no mercado. Isso porque não possuem competência para extrair do banco de dados deles o resultado da sua audiência. Só que pesquisa nenhuma revela um fato, vendas. As vendas do iPad serão o sucesso do seu produto. É como um filme, Avatar ganhou milhões em bilheterias, mas não levou o maior número de estatuetas no Oscar de 2010. Só que no final, o que importa no nosso mundo capitalista é a geração de caixa. Esse é o melhor indicador de qualquer estratégia de marketing, vendas!

O caso do iPad me lembra um pouco, mas de longe o caso do Corsa, claro que em suas devidas proporções, o fato é que ambos venderam antes de terem os produtos. Não que não tenhamos exemplos brasileiros. A Páscoa é um puro exemplo de que vender Ovos de Páscoa ao modo brasileiro é um ótimo negócio. Colmeias de ovos de Páscoa espalhados pelos principais varejos alimentares do Brasil demonstra que nem é preciso fazer muito esforço para que os brasileiros comprem ovos de Páscoa, é fato, vende tudo. Estão vendendo até ovos de Páscoa pela internet, só não sei porque ainda não vendem alimentos aos montes pela rede, será que é preconceito?
Filas meus caros e minhas caras leitoras, esse deveria ser o objetivo maior de toda ação de marketing, mas filas que sejam prontas para a venda, com atendimento humano e a atenção que os clientes merecem.
Veja a satisfação do cliente e o seu produto (nem vou entrar no mérito do produto, pois ele está em sua versão inicial, ou seja, há muito espaço pela frente).

O que a Apple descobriu é que ela pode fazer melhor que os outros e puxar para si, os olhares do mercado para que ela seja a número 1. Foi assim com o iPhone e a venda de músicas pela net, está sendo assim com o iPad e o serviço de assinatura de informações. O que a Apple tem feito foi nos ajudar a explorar melhor o uso que o microchip pode nos proporcionar e muita gente apenas o usa para digitar um texto e navegar. Isso só demonstra o quanto estamos longe de aproveitarmos a quantidade de soluções que o mercado nos trazem, e constatamos que o que o consumidor quer é sempre algo simples, direto e que um dia não fará falta alguma não tê-lo. É apenas uma questão de tempo. Isso é ver o marketing além da venda, é ver que o próximo passo já está traçado, só esperando o momento certo para entrar em ação (plano de ação).

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Wired

Conteúdo relacionado