Pesquisa: idosos representam 55% da renda familiar da classe A e 88% da D

sexta-feira, abril 16, 2010 Jony Lan 0 Comments

A ampla cobertura previdenciária do País permite que 93% dos brasileiros tenham renda própria, embora apenas 22% ainda exerçam alguma atividade laboral remunerada. A estimativa faz parte do estudo da Somatório Pesquisa, que traçou o perfil do consumidor com mais de 60 anos.

O estudo mostrou que 69% das pessoas na terceira idade são as principais responsáveis pelo orçamento familiar. Na classe D, esse percentual chega a 77% e, na classe C, a 68%.

Importância na família
Quanto mais baixa a classe econômica, maior a contribuição que os membros da terceira idade têm na renda familiar total. Nas famílias da classe A, por exemplo, os idosos representam, em média, 55% da renda. O percentual aumenta para 59% na classe B, 72% na classe C e representa 88% nas famílias da classe D.

"Além da contribuição para a formação da renda de suas famílias, a autoridade patriarcal e matriarcal faz com que 79% se reconheçam como chefes de seus domicílios, exercendo um forte papel de formadores de opinião junto aos demais membros de suas famílias”, aponta o estudo.

A pesquisa foi feita com base em 1.523 entrevistas domiciliares e por telefone, em 10 mercados regionais, envolvendo representantes de ambos os sextos, com idade a partir de 60 anos, das classes A, B, C e D e formados por solteiros, casados, separados e viúvos.

Vemos muitos produtos sendo criados com base na preferência das mulheres, dos jovens e dos solteiros, mas poucos ainda abriram os olhos de que a terceira idade é um nicho promissor. Parece até que estão esperando a curva da idade do Brasileiro se tornar um país "velho".

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: InfoMoney

Conteúdo relacionado