Pesquisa: Merchandising em filmes infantis preocupa pediatras, mas dá resultados.

quarta-feira, abril 28, 2010 Jony Lan 0 Comments

Muitos fatores influenciam as escolhas alimentares das crianças: onde elas comem, o que os amigos e irmãos comem, o que os pais comem, bebem e trazem para casa, o que é servido na escola e, é claro, o que elas gostam. Agora, como sugere um novo estudo, é hora de prestar atenção a promoções sutis de alimentos e bebidas que aparecem em filmes populares entre crianças e adolescentes. Os filmes, afirmam os autores liderados por Lisa Sutherland, do Dartmouth Medical Center, são "uma fonte potente" de publicidade para crianças, que tem sido "amplamente ignorada".

O estudo, publicado em março na revista "Pediatrics", analisou o posicionamento de marcas de alimentos, bebidas e lanchonetes retratados nos 20 maiores sucessos de bilheteria em cada ano nos EUA, de 1996 a 2005. Dos 138 filmes analisados, 49% eram classificados para 13 anos, e 25% pediam acompanhamento dos pais e 7,5% eram livres.

"Descobrimos que uma proporção surpreendente dos filmes direcionados a crianças e adolescentes continha publicidade de marcas", escreveram os autores. Embora a Coca-Cola e a Pepsi, por exemplo, tenham compromisso de não anunciar seus produtos em programas de TV para crianças, os pesquisadores descobriram que "produtos de bebidas com açúcar dessas empresas apareceram regularmente em filmes, especialmente aqueles indicados para crianças e adolescentes".

Das 1.180 inserções de marca identificadas, 26% foram para doces e similares e 21% para lanches salgados; 76% das bebidas tinham adição de açúcar e dois terços dos restaurantes eram de fast food. Os pesquisadores descobriram que "refrigerantes, batatas e marcas de fast food dominam os filmes com classificação até 13 anos".

Os autores descobriram uma média de 8,6 inserções de marca por filme, e concluíram que a maioria era de "linhas de produtos de alimentos altamente energéticos e pobres em nutrientes".


Comprovação. ara que você não duvide que isso influencia os hábitos alimentares dos jovens, a aparição do chocolate Reese’s Pieces no filme "ET" resultou num aumento acentuado nas vendas do produto, três meses depois do lançamento do filme, em 1982. "A inserção de produtos em filmes está em pé de igualdade com a publicidade subliminar, embora tenha sido amplamente ignorada por aqueles que estudam o impacto do marketing nas crianças", afirmaram os autores.

Os pesquisadores expressaram uma preocupação especial em relação à influência de inserções de marca em filmes com classificação até 13 anos em crianças mais velhas e adolescentes, "que estão ganhando independência em relação a suas escolhas alimentares".

Eles observaram que isso "fornece uma avenida pela qual a lealdade de marcas e a preferência pelos produtos podem ser construídas".

O que você pode fazer? Não é aconselhável evitar um filme maravilhoso como "ET". Mas assim como pais e outros responsáveis se opuseram à venda de bebidas com alto teor de açúcar em escolas e, com um efeito menor até agora, à publicidade de alimentos para crianças, pode ser hora de expressar seus sentimentos para produtores de filmes sobre como as inserções de marca estão prejudicando a saúde e aumentando o peso das crianças.

Multinacional não segue

"Um Diabo Diferente" (2000, ao lado) anuncia cadeia de restaurantes

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) analisou em 2009 as campanhas publicitárias e a composição nutricional de 18 produtos de 12 empresas multinacionais que se comprometeram com organizações internacionais a restringirem a publicidade infantil. Os resultados mostram que a prática não é totalmente adotada no Brasil.

Das 12 empresas pesquisadas no levantamento, identificou-se a existência de publicidade de alimentos ou bebidas direcionada ao público infantil em dez delas.

Comerciais
TV também tem efeito direto

Nova York. Além do merchandising do cinema, os anúncios de TV também têm um efeito direto sobre o que as crianças comem, e quanto comem, já comprovados por vários pesquisas.

Num estudo com 548 alunos de escolas públicas de Boston, pesquisadores descobriram que, para cada hora adicional de televisão, as crianças consumiam um adicional de 167 calorias, especialmente alimentos altamente calóricos e pobres em nutrientes, frequentemente anunciados na TV.

Noutro estudo divulgado em março de 2007, a Henry J. Kaiser Family Foundation observou que crianças norte-americanas entre 2 e 7 anos de idade veem uma média de 12 anúncios de comida na televisão por dia, ou 4.400 por ano. Crianças entre 8 e 12 anos veem uma média de 21 por dia - mais de 7.600 por ano. Para adolescentes, os números são 17 por dia, ou mais de 6.000 por ano. Metade de todo o tempo de publicidade nos programas de televisão voltados para crianças é dedicado a comidas.

"A maioria dos anúncios de comida que as crianças e os adolescentes veem na TV são alimentos que os nutricionistas, grupos de monitoramento e órgãos do governo sustentam que devem ser consumidos ou em moderação, ou ocasionalmente ou em pequenas porções", afirma o Center for Science in the Public Interest, grupo baseado em Washington que estuda o assunto. "Dos 8.885 anúncios de comida analisados no estudo, não houve publicidade de frutas ou vegetais mirando crianças ou adolescentes".

Quem ainda não explora os comerciais em games e filmes, não sabe o poder da comunicação com essas ações no longo prazo.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: JB, NYT, O Tempo

Conteúdo relacionado