Luxo: Harrods é vendida por US$ 2,2 bi para investidores do Qatar

segunda-feira, maio 10, 2010 Jony Lan 0 Comments

O mundo do luxo mostra que o legado é como uma empresa normal, no fim, se não falir, é vendida.

O empresário Mohamed Al Fayed vendeu a famosa loja britânica de departamentos Harrods, em Londres, para investidores do Qatar, de acordo com seus assessoria financeira, a Lazard International. O preço de venda não foi anunciado, mas a BBC e a Sky News divulgaram que o valor teria alcançado cerca 1,5 bilhão de libras (US$ 2,2 bilhões).

O trust da família Al Fayed concordou em vender o Grupo Harrods para a Qatar Holding. Al Fayed, de origem egípcia, se uniu a seus dois irmãos para comprar a Harrods em 1985. Durante um quarto de século, ele foi o controlador do grupo.

Seu filho Dodi morreu juntamente com a princesa Diana em um acidente de carro em Paris, em 1997, e nos últimos anos Al Fayed tem direcionado muito tempo e dinheiro para provar que o casal foi vítima de uma conspiração.

De acordo com o presidente da Lazard International, Ken Costa, depois de 25 anos como presidente da Harrods, Mohamed Al Fayed decidiu se aposentar e passar mais tempo com seus filhos e netos. Segundo ele, Fayed transformou a Harrods em uma marca exclusiva de luxo reconhecida mundialmente. Com sua decisão de se aposentar, ele quis assegurar que o legado e a tradição que ele construiu na Harrods seriam continuados e que a equipe que ele montou fosse encorajada a desenvolver as fundações que ele plantou.

A Qatar Holding será o quinto proprietário da Harrods desde que Henry Charles Harrod abriu uma pequena mercearia em 1849.

Para quem não conhece a loja, ela é um ícone das lojas de departamento no mundo. Enquanto as Mesblas, Mappins e Sears da vida sumiram do Brasil, as lojas de departamento no exterior, facilmente encontradas em qualquer grande cidade europeia, continuam em alta. A Harrods tem produtos exclusivos, combos que dificilmente você encontrará em outros lugares no mundo, isso faz desta loja de luxo, que também vende para qualquer tipo de pessoa, um ícone do varejo mundial.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Agencia Estado

Conteúdo relacionado