Mais regulamentação: Anvisa lança selo contra a falsificação de medicamentos

domingo, maio 02, 2010 Jony Lan 0 Comments

Ainda neste ano, as raspadinhas com o logotipo do fabricante presentes nas embalagens de medicamentos deverão ser substituídas por um selo que atestaria a autenticidade do produto. A determinação é da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

De acordo com o presidente da agência, Dirceu Raposo de Mello, todas as farmácias e drogarias teriam um equipamento para checar se o selo é verdadeiro ou não. A agência já encomendou os primeiros estudos sobre o produto à Casa da Moeda, mas não descarta o uso de outras tecnologias.

Uma das possibilidades é a identificação por radiofrequência, por meio de uma espécie de chip, na embalagem, que armazena dados. Trata-se da mesma tecnologia utilizada na etiqueta de algumas roupas, que apitam se o cliente sai da loja sem pagar. A decisão final sairá nas próximas semanas.

Fora da lei
No ano passado, foram apreendidas 333 toneladas de medicamentos irregulares. Nenhum deles havia passado pelos controles de qualidade da indústria ou da Anvisa.

De acordo com Adilson Bezerra, chefe de segurança institucional da agência, cerca de 95% do que foi apreendido se refere a produtos sem registro no Brasil. Eles eram vendidos como promessas para a cura de diversas doenças, do câncer à Aids. A maioria foi encontrada sendo comercializada em farmácias e drogarias.

Entre os falsificados, os mais encontrados são anabolizantes, medicamentos para disfunção erétil e para o tratamento de câncer.

Para combater o problema, uma lei no ano passado determinou que todo medicamento deve ter um mecanismo que permita ao poder público rastrear a sua origem.

Consumidor atento
Com o mesmo objetivo, a Anvisa lançou ontem uma campanha com o objetivo de orientar o consumidor a identificar um medicamento falsificado.

Deve-se prestar atenção para ver se a embalagem tem lacre, número do lote, data de validade, registro no Ministério da Saúde, número do serviço de atendimento ao consumidor e a raspadinha -que será substituída ainda neste ano.

Na dúvida, se o preço do remédio estiver muito abaixo do mercado, a orientação para o consumidor é ligar para o SAC da empresa fabricante e checar se o lote informado na embalagem realmente existe e confere com a data de validade impressa na caixa.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Folha de S.Paulo

Conteúdo relacionado