Pergunta: Marketing do Grupo Pão de Açúcar e seus canais de vendas

terça-feira, maio 25, 2010 Jony Lan 0 Comments

Lá vai mais uma sessão de perguntas e respostas encaminhadas para mim.

----------

Sr. Jony, poderia me falar sobre o marketing do Grupo Pão de Açucar resumidamente. Grato. Vinicíus Szakacs de Santana
----------
Vinícius,

Obrigado pela pergunta e visita ao Blog. Perguntas acadêmicas devem ser feitas diretamente ao seu professor. Caso não seja esse o seu caso, relato aqui uma parte da estrutura de marketing do Grupo Pão de Açúcar. Na verdade são os canais de vendas das principais bandeiras da rede varejista. Canais de vendas ou canais comerciais do GPA são estrategicamente utilizados para atender a uma gama de segmentos e extratificar os perfis de consumidores que existem no Brasil. O GPA é uma das poucas redes de varejo alimentício que tenta, pois não há nada fixo em negócios, explorar ao máximo a segmentação com suas bandeiras.

O Grupo Pão de Açúcar mantém uma estrutura multiformato formada pelos modelos supermercados (Pão de Açúcar, Extra Perto, CompreBem e Sendas), hipermercados (Extra), lojas de produtos eletrônicos/eletrodomésticos (Extra-Eletro), lojas de proximidade (Extra Fácil), de atacarejo (Assai) e operações de comércio eletrônico (Extra.com.br e Pão de Açúcar Delivery), além de contar com uma ampla rede de distribuição.

Pão de Açúcar
Supermercado de vizinhança, que oferece soluções eficientes e inovadoras, cuidando sempre dos pequenos detalhes, de modo a deixar a compra mais fácil e gostosa. Tem tudo o que os seus clientes precisam com qualidade e oferece um atendimento do jeito que o cliente gosta. Tudo isso num ambiente bonito, prático, aconchegante e com preços justos e competitivos.

CompreBem / Sendas
O CompreBem/Sendas é um supermercado próximo da mulher batalhadora, que faz o máximo para ajudá-la a cumprir um grande desafio: fazer o orçamento restrito render para garantir a compra de tudo o que sua família precisa.

Extra
Hipermercado da família brasileira, que oferece atendimento e serviços diferenciados, ambiente moderno e agradável, grande variedade de produtos alimentícios e não-alimentos a preços competitivos.

Extra-Eletro
Especializadas em produtos eletroeletrônicos, as lojas Extra/Eletro também comercializam móveis e itens de bazar, com foco direcionado especialmente na excelência do atendimento ao consumidor.

Extra Fácil
O Extra Fácil pretende ser reconhecido como o “mercadinho” amigo do bairro, que oferece produtos com preços justos, num ambiente simples, prático, rápido e de fácil localização (no caminho do cliente, ao lado da sua casa e/ou trabalho).

Extra Perto
Supermercado de bairro completo, com destaque para padaria e açougue, onde a família abastece sua casa com economia e rapidez e encontra também utensílios para a casa, tudo isto em um ambiente agradável, de fácil acesso e com atendimento simpático.

Assai
Loja de gêneros alimentícios com foco no atendimento aos transformadores e ao público varejista, que oferece preços altamente competitivos e produtos de qualidade.

Claro que recentemente o Grupo investiu nos varejistas de eletro-eletronicos e móveis, mas fazem parte de uma estratégia de diversificação de negócios, mas sempre do setor varejista.

No mais, as estratégias de marketing do GPA seguem as tendências das maiores redes varejistas do País, todas buscando "vender" a imagem de preço baixo, mas subliminarmente, há muito mais do que o simples item, preço.

Abs,

Jony Lan
Mestre em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado