Aparelho da Nokia faz "chamada falsa" para espantar chato

quarta-feira, junho 30, 2010 Jony Lan 0 Comments

Outras marcas têm funções parecidas para deixar uma desculpa mais real

Um chato te pegou de conversa e você não encontra uma maneira de se livrar dele? Seus problemas acabaram. No melhor estilo Organizações Tabajara, a Nokia lançou o Desguiator, aplicativo que faz o telefone "tocar" e dá uma desculpa perfeita para a pessoa se livrar de uma situação embaraçosa. Quinze segundos depois que o usuário faz um gesto discreto - duas "balançadas" no aparelho - o telefone toca como se estivesse recebendo uma ligação.

"O desenvolvimento começou com um processo criativo para afastar gente chata. Em alguns momentos, pode ser usado de maneira séria, mas o objetivo é que se torne uma brincadeira", diz o gerente de serviços de internet do Instituo Nokia de Tecnologia, Ângelo Nicolay, responsável pelo desenvolvimento do Desguiator.

Ele explica que, antes de usar, a pessoa deve configurar o sensor de movimento do aparelho, determinando a intensidade das "sacudidas" que o celular deve obedecer. Quando o celular toca, não há nenhuma mensagem do outro lado da linha e cabe ao dono do aparelho usar seu talento cênico para não deixar o interlocutor perceber a "fraude".

O Desguiator foi desenvolvido no Instituo Nokia de Tecnologia por uma equipe de quatro brasileiros e já é sucesso. O aplicativo foi lançado há 15 dias e em breve será traduzido para o inglês e para o espanhol.

Enganadores. No mercado há outros programas "enganadores". Pela internet é possível baixar o Fake it!, que simula o recebimento de ligações ou de SMS. Quem programa pode gravar uma mensagem ou um texto para receber e tornar a simulação mais real. A chamada pode ser associada a um número de contato ou a uma foto para serem mostrados no visor, como acontece em chamadas verdadeiras.

Alguns celulares da Samsung têm a função "chamada falsa", que pode ser programada. O usuário escolhe em quanto tempo quer receber a "ligação" e pode gravar uma mensagem com a qual vai interagir. No "hiphone", aparelho chinês similar ao iPhone, a pessoa pode configurar "sons de fundo" quando vai fazer uma chamada. Quem recebe a ligação escuta também o "som ambiente" do trânsito ou de um restaurante, por exemplo, dando mais credibilidade à desculpa.

Como usar
Aparelhos compatíveis com o Desguiator:
Celulares Nokia modelos 5800, 5530, 5235, 5230, N97, N97 mini e X6
Onde baixar
http://store.ovi.com/content/40949
Como instalar
O usuário escolhe o som que será usado e escolhe quanto tempo depois das duas batidas o telefone tocará. É possível "calibrar" a intensidade das batidas. Depois é só ligar o aplicativo e usar quando necessário.

No trabalho
Enrolando. Fake Progress Bar é um programa que instala uma barra como se o computador estivesse carregando um arquivo. Enquanto o computador "trabalha", a pessoa finge que trabalha e mata um pedaço do expediente.

Você seria um usuário desse aplicativo?

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Tempo

Conteúdo relacionado