Marketing mal planejado? Chuva de Twix gera multa de R$ 10.000

segunda-feira, junho 07, 2010 Jony Lan 0 Comments

Além de toda a repercussão negativa e das piadas que foi obrigada a ouvir, principalmente na internet, a respeito de sua iniciativa, a Mars ainda pode sair com mais um prejuízo após a ação da Chuva de Twix, ocorrida em 30/05/10.

De acordo com a Folha de S.Paulo, a fabricante de chocolates teria recebido uma multa de R$ 10 mil da Prefeitura de S.Paulo. De acordo com o noticiado, a ação da chuva de Twix não tinha o aval da da Subprefeitura da Sé para acontecer e, também, estava em desacordo com a Lei Cidade Limpa.

A ação ocorreu na Avenida Paulista, em São Paulo, e prometia uma chuva do chocolate Twix sobre a multidão. Por conta de erros no planejamento e da falta de preparo para comportar todo o público que se dirigiu ao local, a execução da "chuva" não saiu como o planejado e, em vez de chocolates, o público viu apenas uma chuva de papeis dourados.

Dicas de Jony
Vale como case e com certeza o aprendizado poderá ser melhor do que a primeira execução. Que tal algumas dicas para chover chocolate:

- Faça em um local que tenha outros públicos além do que já irão para o evento. Exemplo: que tal na entrada de um teatro, na fila do cinema do shopping, na praça de alimentação, locais menos "públicos" e igualmente abertos.

- Chover chocolate é perigoso, vai que acerta a cabeça de alguém. Por que não nadar numa piscina de bolinhas gigante e pegar o máximo de chocolates que conseguir? Ou então fazer a corrida Twix e cada um só participa depois de correr 2 km? Dietético, não?

- Como controlar uma multidão? Simples, fazendo elas pagar uma prenda. Simplesmente dar por dar é que nem fila de sopão, não precisa se esforçar para ganhar. Se para ganhar um chocolate as pessoas tivessem que subir no topo de um prédio que não tem elevador, vão pensar duas vezes. Mas que tal uma área aberta como um parque, um estádio de futebol e de quebra imendar em um show de Pop-rock! Cultural, não? Aí no meio do show pode até chover twix de helicóptero. Opa. Essa idéia é boa hein? Já pensou em plena final do Brasileirão você voar sobre estádio e jogar um monte de Twix no meio da torcida? Será que anima a galera no intervalo?

Enfim, idéias não faltam e elas fazem parte do planejamento de qualquer ação de Marketing. Mas é isso aí Mars, vamos pra próxima!

Em tempo, descobri a inspiração para a chuva de Twix:




Abs,

Jony Lan
Mestre em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: MM online

Conteúdo relacionado