Estratégia: Nokia Siemens compra operações de rede da Motorola por USD 1,2 bi

quinta-feira, julho 22, 2010 Jony Lan 0 Comments


A Nokia Siemens Networks anunciou nesta segunda-feira que vai adquirir por 1,2 bilhão de dólares as operações de equipamento de rede de telecomunicações da Motorola. A aquisição permitirá à multinacional europeia obter forte participação de mercado na América do Norte e subir para o segundo lugar no mercado de dados móveis (hoje ocupado pela chinesa Huawei).

A empresa – joint venture da finlandesa Nokia e da alemã Siemens – tem sofrido para gerar lucro no segmento por conta do momento econômico ruim na Europa. Sob a presidência-executiva de Rajeev Suri, a companhia começou a buscar crescimento de forma mais agressiva e contra-atacar a líder Ericsson e a Huawei.

A Nokia Siemens tentou montar uma posição na América do Norte através de uma aquisição no ano passado, mas perdeu dois grandes leilões de ativos do combalida canadense Nortel: um para a Ericsson e outro para a Ciena.

A companhia sofreu para conseguir um maior mercado na América do Norte por si; suas receitas na região encolheram 9% no primeiro trimestre do ano para 153 milhões de euros (198,5 milhões de dólares), correspondendo a apenas 6% do total do grupo.



Abs,

Jony Lan
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Veja

Conteúdo relacionado