Internet: 87% dos internautas brasileiros estão nas redes sociais e você?

sábado, julho 24, 2010 Jony Lan 0 Comments


O Brasil é o décimo país que mais acessa redes sociais do mundo. Segundo estudo realizado pelo Ibope e pela consultoria Worldwide Independent Network of Marketing Research (WIN), 87% dos internautas brasileiros usam sites de relacionamento, e 20% da população do país pretende entrar numa rede social em um futuro próximo.

A Índia lidera o ranking, e completam a lista dos 10 maiores países a Sérvia, Coreia do Sul, Rússia, Espanha, China, Turquia, Romênia e Itália, respectivamente nesta ordem.

O estudo mostrou também que 75% dos acessos a redes sociais no Brasil são feitos por razões pessoais, enquanto apenas 25% são realizados por motivos relacionados a trabalho. Segundo o relatório, o uso pessoal dos sites de relacionamento é feito por 83% dos internautas brasileiros, enquanto que a utilização profissional destes meios é realizada por 33% dos usuários de internet do país.

Existe um ponto de vista que compartilho com vocês. Quando um profissional diz que a comunicação de um comercial irá atingir os pais. Um outro profissional pode dizer que a ação de marketing no PDV irá atingir um consumidor de 40 anos de idade. Já em um restaurante, o profissional que está comandando o local diz que o restaurante é frequentado por executivos. E assim vai. Cada profissional acaba vendo a mesma pessoa em diferentes situações de "consumo". Mas o profissional de Marketing tem que pensar no perfil dessa pessoa como um todo em todas as situações e assim planejar a melhor forma de "captar" a atenção desse perfil. É assim que devemos olhar para os internautas que utilizam as redes sociais. São vários perfis, um mar de oportunidades para segmentar as ações.

Abs,

Jony Lan 
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Folha

Conteúdo relacionado