Material de construção: Copa afasta consumidor e vendas caem 5,5% em junho

segunda-feira, julho 12, 2010 Jony Lan 0 Comments

O varejo do setor de material de construção apresentou em junho queda de 5,5% na comparação com maio deste ano. É a primeira vez que o setor apresenta recuo nas vendas desde março de 2009.

“Ficamos surpresos com os dados, mas a verdade é que os jogos da Copa do Mundo tiveram um certo peso neste cenário, já que as lojas atribuíram a queda nas vendas à falta de consumidor” afirmou o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.

Entretanto, no confronto com o mesmo mês do ano anterior, houve crescimento de 6,5%. No acumulado do ano até junho, o setor registra expansão de 8% na comparação com os seis meses de 2009.

Os dados fazem parte da pesquisa divulgada pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) nesta quarta-feira (7).

Expectativas
Em relação ao cenário futuro, os empresários estão otimistas, já que 62% acreditam que haverá aumento de 10% a 20% no volume de vendas de materiais de construção em julho.

Segundo os lojistas, alguns itens como tubos e conexões de PVC, metais sanitários e interruptores, plugues e tomadas devem ter aumento de venda de 10% a 15% neste mês.

Isso mostra que em termos de comportamento de compras, grandes eventos que atingem os homens, podem influenciar negativamente nas vendas do varejo de construção civil. Agora é esperar para ver se isso é uma relação positiva ou apenas uma sazonalidade real e uma tendência futura.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: InfoMoney

Conteúdo relacionado