Comportamento | 59% Mulheres estão endividadas e 21% não sabem como pagar

terça-feira, agosto 03, 2010 Jony Lan 0 Comments

A maioria das mulheres (59%) está endividada e boa parte delas (21%) não sabe como pagar as contas. O preocupante retrato das finanças femininas foi feito pela Sophia Mind, empresa especializada em pesquisas sobre mulheres. A pesquisa mostra ainda que comprar a prazo faz parte da rotina de 81% das brasileiras e 11% delas não controlam os gastos.

"São percentuais bem altos, que realmente nos surpreenderam", diz o sócio-diretor da Sophia Mind, Bruno Maletta. Ele ressalta ainda um outro dado: 92% das mulheres disseram que já conseguiram se livrar de uma dívida, mas a metade voltou a ter contas acima da sua capacidade de pagamento.


O professor de finanças e conselheiro do Conselho Federal de Economia (Confecon), Wilson Benício Siqueira, diz que a estatística é alta, mas não seria muito diferente se em vez de mulheres a pesquisa fosse feita com a população em geral. "O assalariado, em geral, tem dificuldade para levar o salário até o fim do mês", diz.

O maior motivo do endividamento apontado pela pesquisa é o surgimento de um problema. Foi o caso de Isabella Mourão, que está com o nome sujo na praça há cinco anos, desde que a irmã comprou um celular em seu cartão e não pagou a fatura. Com a bola de neve dos juros, a dívida que começou em R$ 180 hoje é de quase R$ 10 mil e ela não consegue pagar.

Com o nome incluído no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), a mãe de três filhos enfrenta, hoje, dificuldades para conseguir um emprego. "Depois disso, eu não uso mais meu cartão de crédito. Procuro pagar tudo à vista para não ficar devendo", afirma. Isabella conta que agora depende da renda de seu companheiro e procura planejar todos os gastos da família "para não correr risco".

Abs,

Jony Lan
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com


Fonte: O Tempo

Conteúdo relacionado