Entrevista: Ultrafarma investe cada vez mais em e-commerce

quinta-feira, agosto 05, 2010 Jony Lan 0 Comments

Visando atender a demanda crescente de seus consumidores, a Ultrafarma anunciou para o mês de agosto a expansão de um dos carros chefes de venda da marca, o e-commerce. A cidade escolhida para abrigar os novos investimentos foi Aparecida do Norte, no interior de SP.

Com um projeto inovador e atuando desde 2000, a Ultrafarma se destaca no mercado farmacêutico com a venda de genéricos com preços competitivos e vendendo pela internet.

Durante esses 10 anos a empresa conquistou diversos prêmios e certificações como o troféu de Diamante da E-bit, empresa que avalia serviços de lojas virtuais. Em 2009 a Ultrafarma ganhou prêmio de Excelência em Qualidade de Comércio Eletrônico B2C, categoria que está concorrendo também este ano.

Segundo Sidney Oliveira, diretor presidente; “As vantagens da compra por internet vão desde conforto, por não precisar sair de casa, à segurança, já que a loja virtual tem diversos certificados digitais. Além disso, o consumidor conta com ofertas exclusivas nos preços dos produtos. Para aqueles que residem no interior ou em outros Estados, a Ultrafarma tem programa exclusivo de frete grátis dos itens sinalizados com Selo Dourado”.

Nessa nova fase, MKTmais.com entrevistou Edilaine Oliveira, diretora de e-commerce da Ultrafarma.

MKTmais.com | Por que Aparecida do Norte?
Edilaine | É um sonho para o Sr. Sidney Oliveira, presidente fundador da empresa, oferecer os benefícios da Ultrafarma em Aparecida do Norte, pois ele é muito religioso e possui uma ligação muito próxima com a igreja católica. Nosso propósito é levar medicamentos com valores acessíveis para várias classes sociais em diversas cidades do país.

MKTmais.com |  A Ultrafarma está em que posição no ranking de farmácias que vendem pela internet?
Edilaine | Hoje recebemos uma média de 60 mil visitas por dia. Nosso diferencial, perante os concorrentes é preço baixo que faz o comercio eletrônico diferenciado. “Não sabemos quem está na frente”.

Estamos preparando uma nova loja virtual que irá nos diferenciar ainda mais de nossos concorrentes, repleto de novidades e ferramentas para facilitar o dia-a-dia de quem compra on-line. Não queremos milhares de farmácias convencionais espalhadas pelo Brasil, queremos estar dentro da casa de nossos clientes, e que ele possa economizar sem sair do conforto de sua casa.

MKTmais.com | Quais foram os desafios da Ultrafarma ao começar a vender medicamentos pela Internet? Houve problemas com a Anvisa?
Edilaine | O maior desafio foi a implantação do sistema online. Além de nos depararmos com o receio dos clientes em comprarem pela internet também possuíamos muitos problemas com as limitações do sistema de e-commerce contratado na época.

Problemas com a Anvisa nós não tivemos, pois não havia uma regulamentação especifica para internet, tudo que era válido para loja física também valia para internet. Hoje seguimos todas exigências da Anvisa, garantindo assim a segurança para quem compra na Ultrafarma.

MKTmais.com |  Que diferenciais a Ultrafarma oferece para vender em relação aos concorrentes?
Edilaine | Nosso diferencial é proporcionar conforto e praticidade àqueles que passam por dificuldades devido a uma doença ou tratamento agressivo. Por isso, oferecemos medicamentos com valores e condições especiais. Não nos preocupamos somente com a venda de medicamentos, oferecemos uma série de benefícios que podem ser acompanhados através do Jornal Ultrafarma, acesse www.jornalsaudeultrafarma.com.br

MKTmais.com | Qual o investimento na nova reestruturação do e-commerce?
Edilaine | Estamos com uma grande equipe de programadores, design e marketing. Investimento em equipamentos, especialização, tendência de mercado internacional

MKTmais.com | O faturamento na internet representa quantos % sobre o total?
Edilaine | Internet corresponde 40% das nossas vendas. Nossos pontos de vendas atuais são 4 lojas físicas, na Av. Jabaquara, na região da Saúde, televendas e Internet.

MKTmais.com | Qual é a tendência do e-commerce para os próximos 3 anos?
Edilaine | Para os próximos anos a Ultrafarma vai expandir em projetos virtuais e garantir a segurança e conforto do cliente. Estamos trabalhando em projetos de expansão diferenciado. Nossos concorrentes atuam com lojas convencionais com estoque físico. Com a estrutura virtual (E-commerce e Televendas), conseguimos garantir medicamentos mais barato e atendimento personalizado.

O objetivo da Ultrafarma é trabalhar com a expansão virtual em todos estados do Brasil. Nosso cliente pode ligar, acessar o site ou então se locomover até uma unidade. Aparecida do Norte é o primeiro projeto de expansão.

MKTmais.com | Existe integração na venda em loja física com o canal da internet?
Edilaine | Atualmente a estrutura física não é integrada ao canal da internet, a integração ocorre somente nos canais de televenda e internet.

Além do site de e-commerce, a Ultrafarma abriu outros canais de contato direto com o cliente pela internet, através do Twitter (www.twitter.com/blogultrafarma) onde informa as promoções e dá dicas sobre saúde, e também no canal do You Tube (www.youtube.com/canalultrafarma) que contém reportagens, comerciais, programas e novidades em geral.

Abs,

Jony Lan
Mestre e Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: consultordeempresas

Conteúdo relacionado