Fator tributário positivo: Alíquota de ICMS é reduzida para setor calçadista em MG

terça-feira, agosto 31, 2010 Jony Lan 0 Comments

O governo do Estado reduziu a alíquota de ICMS sobre o calçado produzido em Minas Gerais de 12% para 3%. A nova regra começa a valer no dia 1º de outubro de 2010. Segundo informou a secretaria de Estado da Fazenda, a medida foi tomada para proteger a indústria mineira e fez uso de lei estadual que permite tratamento tributário diferenciado para setores que estão com a competitividade ameaçada. As alíquotas de outros Estados estão mais baixas e Minas tinha que acompanhar.

Em reunião realizada entre o prefeito de Nova Serrana, Paulo César de Freitas, a diretoria do Sindicato Calçadista da cidade e empresários da região Centro-Oeste de Minas, no dia 25 de agosto, na sede do Sindinova, foi apresentada por representantes do Estado a proposta de alteração do ICMS. Para ter direito ao tratamento tributário diferenciado, a indústria deve entrar com requerimento junto à secretaria da Fazenda.

A medida vem ao encontro de uma reivindicação antiga do setor, que estabelecerá uma série de benefícios, a contar pelo aumento da arrecadação, regularização de empresas junto ao Fisco, geração de emprego e renda, além do aumento da competitividade dos calçados produzidos no Estado.

Para o prefeito Paulo César, essa é uma conquista significativa da indústria calçadista. "Com a nova opção de alíquota, todos ganham, pois os industriais terão maior segurança e garantia de receita e o Estado, a capacidade de aumentar substancialmente a arrecadação", disse.

Poucos empresários conseguem lidar com a sua parte tributária. Alguns deixam que seus contadores tomem conta dos impostos.  Quando pensam de forma estratégica, tomariam outras atitudes mais profissionalizadas. Se 30% do PIB brasileiro é de carga tributária e a marge de lucro de alguns setores não chega a 3% (como o varejista), é um equivoco deixar os tributos na mãos de poucos dentro da empresa e não dar um tratamento de "choque" nessa questão. A gestão eficiente dessa área pode reduzir a carga tributária e com isso, aumentar a lucratividade, a rentabilidade e isso significa mais dinheiro para investimento e aumento de riqueza para os donos. Se é possível diminuir o ICMS, imagina se diminuir os outros impostos? Você, empresário, diretor, dono de empresa e gestor da sua área já parou para pensar nisso? Que atitudes tem tomado à respeito disso? Só pensa em vender e esquece que pode aumentar os lucros? Vamos que vamo!

Abs, 
 
Jony Lan 
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Tempo

Conteúdo relacionado