Networking | o uso das mídias sociais no mercado de trabalho

sexta-feira, agosto 20, 2010 Jony Lan 0 Comments

Uma pesquisa realizada, recentemente, pela Nielsen revelou que 86% dos brasileiros que usam internet navegam em blogs e redes sociais. Um bom exemplo é o crescimento do Twitter, que de 2008 pra cá aumentou 900%, alcançando mais de 55 milhões de usuários.

O fato é que ter um perfil no Twitter, Facebook ou LinkedIn deixou de ser coisa de adolescente e conquistou um novo público. Hoje, jornalistas, empresários, candidatos, empresas usam essas ferramentas como meio de ver e ser visto, é o famoso Networking.

O networking nada mais é do que conhecer pessoas com interesses em comum e estabelecer uma rede de relacionamento, onde é possível manter contato, por exemplo, com profissionais da mesma área que a sua e até mesmo com o RH de uma empresa em que você deseja trabalhar.

Sites e blogs como estes, permitem que o usuário divulgue seu portfólio, mostre seus trabalhos a uma rede infinita de pessoas, fale de seus talentos e conhecimentos e conheça pessoas com objetivos pares e principalmente pessoas que possam auxiliar em sua carreira.

Estatísticas recentes comprovam que, em média, 70% dos profissionais encontraram seu último emprego, trabalhando sua rede de contatos on line.

O Headhunter e Executive Coach, Ricardo Porto afirma que hoje, com as mídias sociais, fazer networking tornou-se uma atividade incrivelmente veloz, com a possibilidade de atingir um número infinitamente maior de pessoas, e permitir que o candidato apresente seu currículo e habilidades profissionais às pessoas em geral e para possíveis recrutadores na área de Recursos Humanos

Porto destaca que é cada vez maior o uso das chamadas redes sociais pelas empresas, seja para conhecer o perfil dos candidatos em potencial, seja para divulgar as oportunidades em aberto, ampliando, assim, o universo de prospecção, antes limitado ao próprio site corporativo, ao “boca a boca” e às empresas de consultoria especializadas.

Porto alerta também para o risco representado pelo uso inadequado das mídias sociais, “é absolutamente indispensável agir com ética, educação e bom senso, se fazendo lembrar, mas sem ser insistente e muito menos chato! Este pode ser o segredo de se dar bem nas mídias sociais e conseguir seu emprego.” A exposição exagerada, seja por afirmações e opiniões polêmicas e pré-conceituosas ao invés de ajudar no networking, acaba “queimando” o profissional. Porto sinaliza com algumas dicas, “evite participar de comunidades tais como: “Eu odeio meu chefe”, “Eu odeio minha empresa”, “Eu odeio acordar cedo”, pois elas podem ter um efeito contrário ao que você espera. E muito menos, postar fotos e vídeos, com conotação sexual ou que denotem vulgaridade.” 

MKTmais.com entrevistou Ricardo Porto sobre o uso das mídias sociais pelo RH.

MKTmais.com | Quantas pessoas a Phoenix já contratou ou manteve contato inicial com candidatos pela internet?
Ricardo | Não temos um número exato, pois só recentemente passamos a acompanhar mais de perto essa modalidade de recrutamento. Entretanto, historicamente, cerca de 60% dos contatos feitos com os profissionais, ocorriam por força de indicações de outros profissionais, amigos, conhecidos, etc. É o chamado “networking”. Hoje, com o advento dos sites de busca de profissionais, mais a consulta realizada nas chamadas “mídias sociais”, esse percentual realmente aumentou para cerca de 70%.

O importante a destacar é que hoje aproveitamos mais os recursos da internet para identificar potenciais candidatos do que antes, até porque este recurso não era tão desenvolvido. Isto significa que agora pedimos menos indicações aos nossos contatos diretamente por telefone, ou numa conversa pessoal, e muito mais via e-mails, postagem nas mídias sociais, como o Linkedin ou Facebook, por exemplo.

MKTmais.com | Os clientes sabem que ocorrem contatos via internet?
Ricardo | Acredito que os Clientes saibam. Mas o que interessa à empresa-cliente é contratar um profissional competente e com o perfil que ela precisa, isto é, com a experiência, conhecimentos e a cultura que melhor se adéqüe às suas necessidades. Por esta razão os Clientes contratam os serviços de uma Consultoria ou um Headhunter, que seja competente, sério, capaz e que desenvolverá o seu trabalho dentro dos mais estritos padrões éticos e com idoneidade.

MKTmais.com | Que fatores as empresas de RH devem levar em consideração na hora de contatar candidatos pela internet?
Ricardo | São os mesmos fatores de toda e qualquer contratação, seja ela por um anúncio em jornal, seja por uma indicação direta, ou via algum recurso da internet: a) testar o profissional com relação às suas credenciais, conhecimentos e experiência; b) obter informações pessoais e profissionais do candidato; c) aplicar se for parte do processo de seleção da empresa, testes vocacionais e comportamentais; d) verificar a documentação pessoal e dependendo da posição ou cargo, solicitar certidões fiscais, processuais, civis, etc.

A novidade aqui é que com a alta exposição que as redes sociais permitem (Orkut, Facebook, Myspace, Linkedin, etc.), pode-se muito bem fazer uma avaliação dos gostos pessoais, interesses culturais (ou não), quantidade e qualidade dos relacionamentos do candidatos, e até características de personalidade com base no que é “postado” nestes sites. Portanto deve-se ter muito cuidado com o que se fala e principalmente o que se mostra na internet, pois o efeito poderá ser bem diferente do esperado!

E você, já foi recebeu algum convite pela internet? Está praticando o seu networking? Já sabe como utilizar o Marketing Pessoal à seu favor? 

Abs,

Jony Lan 
Mestre e Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Spoke

Conteúdo relacionado