Enfim, o fim? | Blockbuster pode entrar em breve com pedido de concordata

quinta-feira, setembro 23, 2010 Jony Lan 0 Comments

Que a Blockbuster Inc. perdeu mercado, todo mundo já sabe. Que o modelo de negócios de locação de filmes está ultrapassado, todo mundo também já sabe. O problema da Blockbuster, que virou sinonimo de audiência e bilheteria dos filmes que "bombam" nos cinemas, demorou demais para tomar uma atitude séria. É aquela velha história. Alguém fala que o seu negócio, que a sua empresa já não está tão boa, que precisa ser renovada, que há novas tendências que devem ser consideradas, que há consultorias que fazem um trabalho de análise para homologar a necessidade de mudança, mas você não dá atenção ao fato. Não acha que é conveniente, afinaç, você quem construiu a empresa, há anos faz a mesma coisa e nunca precisou mudar nada, não será outra pessoa que irá ensiná-la a fazer negócios.

Situações como essas nós encontramos a todo momento. Com certeza se você não é dono de empresa, verá algo parecido ou similar em seu chefe, no dono da empresa para quem trabalha e até mesmo dentro da sua casa. Essa lentidão na tomada de decisões frente à mudanças ou o endurecimento frente à tendências de mudanças é um comportamento comum, mostra que a segurança prevalece sobre o risco.

A Blockbuster está na etapa final da preparação do comunicado de recuperação judicial, que deve marcar a mudança de uma loja de vídeos para uma empresa que entrega filmes por email e internet. A informação consta da edição de hoje do Wall Street Journal (WSJ). Esse é o resultado final da falta de atitude da Blockbuster em admitir que ela precisaria mudar. Pagou o preço mais alto, quebrar para mudar.

Se o mundo fosse rígido, a inovação não seria a propulsora da nossa evolução e a mudança não seria uma palavra do nosso dicionário. Faça a diferença, de forma equilibrada, mas tome uma atitude. Não deixe que a sua empresa vire uma Blockbuster.

Boas vendas!

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Valor

Conteúdo relacionado