Estratégia de Marketing: Preço nas embalagens vem de forma "amena"

sexta-feira, setembro 03, 2010 Jony Lan 0 Comments


O foco das indústria foi sempre reduzir os conflitos com o varejo, para a negociação ficar mais transparente. Com esse objetivo, as indústrias promovem alterações na forma como estampam suas sugestões de preço ao consumidor nas embalagens dos produtos, tática cada vez mais comum. No lugar da expressão “preço sugerido”, alguns rótulos passam a estampar dizeres mais amenos, como “preço especial” ou “a partir de”.

A iniciativa atende a reivindicações de varejistas, que pediam mais flexibilidade na hora de definir preços. No mês que vem, a fralda Pampers Supersec, lançamento da Procter & Gamble, chega às gôndolas como o aviso “a partir de R$ 5,99”, na embalagem com dez unidades. Fernando Bueno, gerente de produto de Pampers, reconhece que o varejista não gosta muito da sugestão de preço. “Com o ‘a partir de’, deixamos claro um piso de preço possível, e não um único valor como referência”, afirma.

Em hipermercados paulistanos, itens de cuidados com o cabelo das marcas Seda, da Unilever, e Gold, da Niely, já são vendidos em ilhas com a expressão “preço especial” impressa nas embalagens.

A prática de estampar a sugestão de preço nas embalagens é adotada no Brasil pelas indústrias há cerca de uma década. O preço é uma questão estratégica quando se quer monitorar o produto junto ao target visado. Muitas das vezes o preço é um item que não pode variar e a equipe de marketing utiliza esse artifício para monitorar a evolução das vendas, já que o preço não mudará. As editoras de revistas são um dos poucos setores da economia que traz o preço estampado na capa, ou seja, no sul do país ao norte do Brasil, o preço é o mesmo. Uma variação nesse valor, quando bem comunicado, dá para medir o reflexo nas vendas.
E a sua empresa, já fez teste de preços de forma monitorada?

Abs,

Jony Lan
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Valor Econômico

Conteúdo relacionado