Leis | Código de defesa do consumidor completa 20 anos

quinta-feira, setembro 09, 2010 Jony Lan 0 Comments

Código de defesa do consumidor faz 20 anos
Há 20 anos, se algum consumidor se sentisse lesado pela compra ou a má realização de um serviço, teria que recorrer à Justiça comum para pedir uma reparação, o que, na maioria das vezes, demorava anos para sair. Mas a partir do dia 11 de setembro de 1990, com a criação do Código de Defesa do Consumidor, a população passou a contar com leis que vêm evoluindo e dando suporte aos consumidores em diversas questões.

Foi nas falhas de fiscalização e reinvidicação do código que repórteres como então Celso Russomano ganharam notoriedade.

Segundo observa o coordenador do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Marcelo Barbosa, há muito o que se fazer ainda, tanto no sentido de informação, quanto no atendimento. "Apenas em 15% dos municípios brasileiros os consumidores possuem algum órgão onde possam reclamar", lamenta. Barbosa observa que esse dado também vale para Minas Gerais, pois o Estado, que tem 853 municípios, possui apenas 110 Procons. "É um direito que a pessoa tem, mas, para exercê-lo, precisa ir a outra cidade".

Os Procons demonstram claramente as falha das empresas. Eu mesmo já fui a várias audiências de conciliação por parte da empresa e em 95% das causas, o maior problema estava relacionado à falta de comunicação entre os clientes e a empresa. Sim meus caros e minhas caras leitoras, a sua empresa com certeza tem problemas de comunicação com o seu clientes. Quer tirar prova disso? Tente entrar em contato com uma empresa concorrente, veja que caminhos você seguiu e como conseguiu falar com eles. E então, sua empresa tem canais de comunicação eficientes com o consumidor?

Abs,

Jony Lan
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Tempo

Conteúdo relacionado